ACERT COMEMORA 45 ANOS NO PALCO DIGITAL, MAS PROMETE RECONQUISTAR A PLATEIA E AS RUAS

tempo de leitura: 2 minutos

A ACERT está a comemorar 45 anos de cultura feita pelo e para o público

Num início de ano marcado pelo encerramento das salas de espectáculos, a Associação de Tondela apresenta-se no palco digital mas não sem deixar o aviso que “todos vão voltar a reconquistar as ruas e as plateias”. Para já, um filme e minutos surpresa marcam a programação

Cinco histórias de vida protagonizadas por seis habitantes de Lobão da Beira, concelho de Tondela. O Aventureiro, a Cuidadora de crianças, a Sonhadora de memórias, o Guardador de rebanhos e um Casal enamorado há mais de 50 anos. Estas são histórias são baseadas em factos reais e “Lobão da Beira” é o ponto de partida e o ponto de chegada de cada uma destas aventuras, narradas e vividas na primeira pessoa que agora está em filme e que pode ser visto no youtube da ACERT já este domingo (31 de Janeiro) das 16h00 às 20h00.

Uma forma “nova” das actividades desta associação chegarem a cada um do seu público, no ano que é marcado pela pandemia que afasta o espectador dos palcos. Este filme criado em parceria com o CLDS- 4G Tondela Inclusiva é o resultado da primeira acção de um projecto que as duas entidades estão a desenvolver em algumas localidades do concelho de Tondela e que, entretanto, tiveram que ser suspensas.

  • 2021 não fica só marcado pela pandemia, mas também pelos 45 anos da ACERT

“Momento simbólico, é certo, mas nem por isso marcante pela conjuntura pandémica que a todos preocupa. No entanto, não pararemos jamais de nos reinventar para chegar até vós. Ao longo de 45 anos, a ACERT é o resultado da sua vivência com e para os outros, dando e recebendo”, assinala a direcção que tem surpresas para partilhar.

E uma delas começa a ser desvendada a partir de 1 de Fevereiro. E foi pensada para estes tempos de confinamento.

Os elementos do Trigo Limpo e da ACERT farão uma apresentação diária de um conteúdo digital nas redes sociais da associação que terá a duração máxima de um minuto e meio, contribuindo para divertir e esquecer, ainda que por um instante, as contingências deste período.

Este conteúdo é totalmente secreto, ou seja, nenhum dos elementos da equipa sabe o que o outro irá apresentar. Todos os dias, às 21h00.

“A ACERT seguirá o seu percurso dentro duma proximidade de ternuras que a distância não apaga. Tornar o que fazemos mais acessível será o nosso desejo. É a emergência dos namoros da cultura com os cidadãos que continua a comandar-nos”, sustenta a direcção que, no entanto, não deixa de avisar que se as redes sociais são agora inevitáveis, “são os palcos que continuam a ser nossos lugares de eleição”. “O que agora faremos não é uma contingência, mas o início de um ciclo que se deseja que, para bem de todos, reganhe a rua e as plateias para fazer da cultura esse ato sublime de vizinhança do toma-lá-dá-cá”, deseja.

Fonte: Jornal do Centro