MORTÁGUA: LAMPANTANA PARA SABOREAR DURANTE QUATRO DIAS

Foi iniciado hoje e prolonga-se pelos dias de sábado, domingo e segunda-feira dias 30 e 31 de Outubro e 01 de Novembro mais um “Fim de Semana da Lampantana”, que dará a saborear este prato tradicional e ex-libris da gastronomia do Município de Mortágua.

Nesta XII edição, são 14 os restaurantes que dão a provar ou a conhecer (para quem nunca provou) este prato confeccionado à base de carne de ovelha e preparado com vários condimentos, que lhe dão um sabor, textura e aroma únicos.

A carne devidamente preparada vai ao forno de lenha para ser assada, sendo servida à mesa nas próprias caçoilas de barro que vão ao forno.  

A Lampantana faz-se acompanhar de batata fardada (ou batata com pele), grelos da época e pão caseiro. O que também não pode faltar é o vinho do Dão de produção local, com o rótulo especial da Lampantana e o selo de qualidade da Sociedade Agrícola Boas Quintas, de Mortágua, numa combinação de dois produtos de excelência.

Mais uma vez, o Município de Mortágua irá oferecer o vinho que os restaurantes disponibilizarão aos clientes em acompanhamento de cada dose de Lampantana servida durante este evento gastronómico.

O Município (entidade organizadora) e os restaurantes aderentes deixam o convite aos visitantes para se deslocarem até Mortágua neste fim-de-semana gastronómico, para desfrutarem desta iguaria, bem como da arte de bem receber das gentes de Mortágua e de outros atractivos que o concelho oferece, como as suas belezas naturais.