FESTA DO CORPO DE DEUS EM TONDELA

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 2 minutos
Corpo de Deus em Tondela 2022    1

Tondela, 16/6 (21 horas) – A Festa de Corpo de Deus, em Tondela, sempre foi de fundas e arreigadas tradições, onde tomavam parte a maioria das paróquias do Arciprestado e Vale de Besteiros, num dia em que o Município se associa às celebrações litúrgicas, fazendo-se representar ao mais alto nível da chefia do executivo, com o respectivo estandarte.

festa do Corpo de Deus 2022   2

É certo que hoje, as tradições mantêm-se, mas, naturalmente, com muito menos gente do concelho e já sem a tarde desportiva. Foi o que aconteceu, hoje, dia 16 de Junho (Feriado Nacional), onde as celebrações foram iniciadas com a Missa às 11 horas, alusiva ao acontecimento, pelo Reitor da Paróquia, Padre Vitor Portugal, na Igreja Matriz.

Corpo de Deus em Tondela   3

À tarde, as celebrações continuaram com nova missa e procissão sem andores, pelas ruas habituais da cidade, nomeadamente, Largo Doutor Anselmo Ferraz de Carvalho, Avenida Visconde de Tondela, Rua 25 de Abril, Avenida General Humberto Delgado, Largo Anselmo Ferraz de Carvalho, Rua dos Bombeiros Voluntários, Rua Marechal Gomes da Costa, Rua Dr. Costa Dias, Rua Dr. Abel de Lacerda, Rua Tomás Ribeiro e regresso ao adro da Igreja, onde houve uma oração final e a bênção do Santíssimo.

Corpo de Deus em Tondela 4
Tortas e passarinhas

Faltaram algumas paróquias. Das que se apresentaram, enumeramos Molelos, Nandufe, Canas, Lobão, Tonda, Mouraz, Vila Nova da Rainha, Dardavaz e Tondela, com bandeiras e pendões, irmandades e os párocos das mesmas, nomeadamente, Américo Duarte, João Pedro Cardoso, António Flor e Padre Vitor Portugal, que segurou o ostensório, sob o pálio e o diácono, Felisberto Figueiredo.

Havia carrinha das farturas com bebidas, bancas de tortas e passarinhas (de fitinha vermelha como antigamente) e duas tremoceiras. Todas fizeram negócio.

NOTA: A Junta de Freguesia, através do seu presidente, também marcou presença junto da representação do Município.