VINHOS BRANCOS DE TONDELA valorizados pelo Município em dois dias de festa

A projecção dos vinhos brancos de Tondela, na região do Dão, é uma aposta ganha pela Câmara Municipal de Tondela que, este ano, irão dar vida e gosto, a uma festa de dois dias no próximo mês de Julho.

Com efeito, os melhores vinhos brancos do concelho de Tondela vão estar no centro das atenções nos dias 6 e 7 de Julho, no Parque Urbano da cidade, naquela que é a 4.ª edição do “Tondela Brancos Dão”.

O néctar de cor dourada, que no passado era apreciado nos melhores hotéis do centro do país é, sem dúvida, um produto de excelência da Região do Dão e de paladar inconfundível, que poderá ser degustado em Tondela, a ele se associando, uma vez mais, a gastronomia, com um espaço dedicado à restauração.

UM EVENTO QUE GANHA ESCALA

Na conferência de imprensa, realizada esta segunda-feira (24 de Junho), José António de Jesus, presidente do Município, destacou que “este é um evento que tem vindo a ganhar escala de ano para ano e justificava-se que passasse a ser realizado ao longo de dois dias”.

O autarca refere que foi proposto um conjunto de “novos atractivos, que irão engrandecer esta grande festa dos vinhos brancos do concelho”, para maior valorização do certame.

Quatro Regiões Demarcadas – Dão, Douro, Bairrada e Verdes – associam-se, pela primeira vez, ao “Tondela Brancos Dão”, com mais de 30 produtores, marcando presença enólogos de diversas áreas que serão responsáveis pelas provas comentadas.

‘Showcookings’ com harmonizações, bem como variadas degustações, serão apresentadas ao longo destes dois dias, por ‘chefs’ de cozinha de renome e, a somar a esta diversidade, a música não faltará, trazida por bandas e ‘Dj’s’.

PASSEIO DE BTT – UMA NOVIDADE !

E as novidades do “Tondela Brancos Dão” não ficam por aqui, uma vez que a está na forja a realização do “I Passeio de BTT – Tondela Brancos”, que terá lugar no dia 7 de Julho.

Como referiu José António de Jesus, “este passeio irá percorrer cerca de 30 quilómetros de vinhas e adegas de produtores localizados no concelho”, num périplo que atinge as quintas da Casa de mouraz, do Casal de Tonda e culminando nas Caves Martinho Alves, de Tondela, locais onde serão dados a degustar alguns vinhos, bem como algumas iguarias gastronómicas.

Mas ainda há mais novidades, no mesmo dia 7 de Julho, pois está prevista a actuação de Ana Bacalhau, a vocalista dos “Deolinda”, que tem raízes no concelho de Tondela.

VINHOS BRANCOS NO REFORÇO DA CENTRALIDADE DE TONDELA

Para o presidente da Câmara Municipal de Tondela, este é um evento que “procura reforçar a centralidade de Tondela na produção de vinhos brancos, uma vez que se tem registado um forte incremento nesta área, não só com cada vez mais produtores, como também com produtos de excelência”.

“Estimamos que os nossos vinhos brancos atraiam pessoas de todo o país. Este é um evento que tem vindo a crescer de ano para ano e já faz parte do calendário dos melhores enólogos do país”, concluiu.

O “Tondela Brancos Dão” é um evento organizado pela Câmara Municipal de Tondela, dedicado à promoção e divulgação dos vinhos brancos, um produto de excelência da Região do Dão, com um paladar único, fruto de características endógenas diferenciadas.

PROGRAMA

DIA 6 – Abertura do espaço show cooking, pelas 12 horas; 15h00 – Show Cooking e Harmonização, pelo Chef Renato Cunha e Enóloga Lúcia Freitas; 17h00 – Prova de vinho/Vinho Verde – As Castas típicas da Região – António Sousa; 18h00 – Banda “Mr. Cello”; 19h00 – Show Cooking a confirmar); 22h00 – Banda “Trio Paulo Lima Double Jazz”.

DIA 7 – 9h00 – Passeio BTT – Tondela Brancos; 11h00 – Abertura do Espaço; 11h15 – Workshop de Alimentação Saudável, com Fátima Pereira; 15h00 – Show Cooking com Harmonização – Chef Marco Gomes e Vinhos Brancos do Douro – Paulo Pinto do IVDP; 17h00 – Prova de vinho – Os brancos da Bairrada – Osvaldo Amado; 18h00 – Ana Bacalhau – Road Show; 20h00 – Encerramento do “Tondela Brancos Dão” de 2019.

Os parceiros e patrocinadores, são Prio Energy, Gialmar, Rui Costa e Sousa & Irmão, Associação de Município da Região do Planalto Beirão, Turismo Centro de Portugal, Escola Profissional de Tondela e CVRD.