MARCHAS DE SANTO ANTÓNIO COM MUITA COR E ALEGRIA E A PRESENÇA DE ANTÓNIO VELOSO DO BENFICA

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 3 minutos

Com a presença, inédita, da velha glória do Benfica, António Veloso, os tondelenses foram mimoseados com as Marchas de Santo António, que regressaram em força ao concelho de Tondela.

Foi na noite de sábado, dia 18 de Junho, a partir das 21h00, com a apresentação do artista João Baião, um animador experiente e pujante, ele próprio, um verdadeiro “cabeça de cartaz”. Após dois anos de paragem, por força da pandemia, a Avenida Ao Tom D’ella encheu-se de cor, música e animação, com 10 marchas, compostas por centenas de marchantes.

Nesta edição participaram: o Rancho Folclórico de Parada de Gonta, com o tema “As quatro estações”; a A.C.R.D. Rancho Infantil Os Velhos Costumes de Molelos, com o tema “malmequer”; a Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Tondela, com o tema “Tondela de gente hospitaleira”; a Casa do Benfica do Concelho de Tondela; com o tema “Cantar ao Tom’della”; a AFERT- Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo, com o tema “A união e a paz, o amor constrói a paz”; a Escola Profissional de Tondela, com o tema “é tempo de rock´and roll”; o Grupo Cultural, Recreativo e Desportivo Mocidade Vinhalense, com o tema “Liberdade e a Paz”; o Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Vale, com o tema “Santo António no Coração”; e o Grupo de Teatro Amador “Os Cestos” de Nandufe, com o tema “Nandufe no Coração”.

Do concelho de Coimbra participou o Grupo Artístico de Ribeira de Frades, com o tema “Carregais moldou o amor”.

Os grupos foram acompanhados musicalmente pela Banda da Sociedade Filarmónica Tondelense que, como sempre, actuou em grande nível, ela que, este ano, comemora 120 anos de existência.

A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, que marcou presença neste evento importante para o concelho, com os restantes vereadores, destaca “a importância de se manter viva esta iniciativa, com mais de duas décadas, que reaviva as tradições culturais, num momento de união do tecido associativo do concelho, que prontamente aderiu em grande escala e que proporcionou momentos únicos de animação ao público presente”.

Acrescenta ainda que as Marchas de Santo António são um “bom exemplo do dinamismo das associações locais, que continuam a trabalhar de forma notável em prol da comunidade, conseguindo superar os obstáculos que surgiram devido à pandemia”.

No recinto, havia barracas de farturas e barraca de comes e bebes, a cargo da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Tondela, onde havia caldo verde, sardinha na brasa e fêveras.