MUNICÍPIO RECONHECE O MÉRITO DE QUEM SERVIU
O dia de Feriado Municipal, a 16 de Setembro, é sempre um dia grande em Tondela, não só pela data em si, mas também pelas actividades desenvolvidas e coincidentes com a realização da FICTON 2022.
No dia 14, foi a inauguração do certame, que trouxe a Tondela dezenas de milhar de visitantes, onde se fizeram ouvir, com agrado, os cantores e conjuntos mais consagrados, entre eles, grupos do concelho e, no dia 16, a própria festa do Feriado Municipal.
Nesse dia, não acontece, apenas, a comemoração dessa data, mas também, a festa dos Soldados da Paz que, este ano, viveram os seus 99 anos de existência, com programa próprio, para onde o “Beirão Online” não foi convidado e, como sempre, a festividade inerente a Santa Eufémia, que marca, sem dúvida, a data da fundação histórica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, em 1923.
- FICTON, PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO
Na sessão solene do Feriado Municipal de Tondela, antecedida por uma intervenção musical da Casa do Povo local, presidida por António Leitão Amaro, estiveram presentes no Auditório Municipal, o vice-presidente da CCDR Centro, José Morgado, a presidente em substituição, Carla Borges, o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Neves e uma deputação dos bombeiros, com o seu estandarte, para além, claro, das figuras que no dia iriam ser galardoadas pelo Município e outro público, sem esquecer os comandos da GNR regional e local e os autarcas.
No final da intervenção, bem dirigida, de António Leitão Amaro e de José Morgado, usou da palavra a presidente do Município, que saudou todos os presentes, reconhecendo e enaltecendo o trabalho, a dedicação e empreendedorismo em prol da comunidade, com a atribuição dos Galardões Municipais.
“Saudamos pois, todas aquelas e aqueles que ao longo dos tempos contribuíram para a afirmação liderante do nosso território e dos seus cidadãos, no domínio cultural e científico, na valorização do património natural e na preservação da memória colectiva de uma região, e de forma especial, a quem este ano foram atribuídas as medalhas de mérito municipal”, cuja lista se insere ao fundo desta reportagem.
No final da entrega dos galardões, Carla Borges continuou o seu discurso, referindo-se à 28.ª edição da FICTON, que regressou após dois anos de pandemia, “comprovando mais uma vez a importância da sua realização para o desenvolvimento do concelho e da região”, afirmando-se “como um território com um tecido empresarial consolidado, experiente, mas também inovador, dando assim um claro testemunho de resiliência colectiva, do nosso tecido empresarial, comercial e associativo”.
- CONCELHO COM ELEVADA TAXA DE EMPREGO
Referia-se ao fim do confinamento, com a vida colectiva a ser sacudida de forma intempestiva, face aos desafios inesperados e consequências indesejáveis para a economia, que o conflito armado na Ucrânia trouxe, mas que “saberemos enfrentar, e ultrapassar”!
A autarca lembrou o desejo de que o concelho continue com uma “elevada taxa de emprego, com empresas com elevados níveis de facturação, que contribuem de forma significativa para as exportações nacionais” e, por isso “temos investido na ampliação das nossas áreas de acolhimento industrial, da ZIM de Tondela e na ZIM do Lajedo”, não deixando de salientar as dificuldades do sector da construção civil com a pandemia, agravadas com o conflito armado, com o prazo de conclusão a ser sucessivamente alterado e que era necessário ir mais além.
- UM PEDIDO A JOSÉ MORGADO: APOIO DA CCDRC NA CONSTRUÇÃO
- DA ESTRADA DA ZIM DO LAJEDO AO SUL DO IP3
Carla Borges, dirigindo-se ao representante da CCDRC, lembrou que as empresas do concelho necessitam também de canais viários, que promovam o escoamento dos seus produtos.
“Encontra-se em fase de estudo prévio, a construção de uma via de interface entre a ZIM do Lajedo, localizada a nordeste do concelho, com a zona sul, permitindo desta forma um acesso rápido e seguro ao IP3 e consequentemente ao sul do País. Esta intervenção, com custo estimado de cerca de 8 milhões de euros, é fundamental para as importantes indústrias localizadas nesta área de acolhimento empresarial”, sustentou Carla Borges.
Para a autarca de Tondela, era vital que a sua construção fosse apoiada com financiamento comunitário no próximo quadro comunitário, visto não ter sido considerada no PRR.
- BAIRROS COMERCIAIS DIGITAIS E LOJA DO CIDADÃO
Para si, o desenvolvimento económico de uma região, é promovido por vários agentes, dos vários sectores, e de diferentes dimensões, onde a capacitação e formação do tecido humano é fundamental, “promovendo o empreendedorismo, a investigação e a capacitação do território como organismo sócio-económico é fundamental para o seu desenvolvimento”.
“Projectos como o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo em construção, são fundamentais para a concretização deste objectivo” e, igualmente importante, “é valorizar e apoiar as pequenas e médias empresas, que assumem um papel fundamental neste quadro de desenvolvimento regional, onde o sector do comércio e serviços está incluído”.
Carla Borges, a esse propósito, e tendo presente a necessidade de adoptar politicas públicas de desenvolvimento e de apoio a estes sectores, num lógica de proximidade ao cidadão, disse que “o Município de Tondela apresentou a uma candidatura a fase de pré-qualificação, no domínio da criação de Bairros Comerciais Digitais, estando a aguardar resposta, bem como e não menos importante, a candidatura já aprovada, á criação da Loja do Cidadão de Tondela, um investimento de cerca de 800 mil euros e que se irá localizar bem no centro da cidade”.
A terminar o seu discurso, Carla Borges, disse: “Muitos são os desafios que os dias que se sucedem nos trazem! Desafios para os quais os agentes das políticas públicas têm que dar resposta, alicerçadas numa política humanista de proximidade, onde a criação de infraestruturas e equipamentos na área social continuará a ser uma prioridade. desafios que envolverão, novas áreas de intervenção, mas também respostas a necessidades actuais das nossas populações, mas que estou certa que saberemos em conjunto vencer”!
Medalha de Valor e Altruísmo
Congregação das Missionárias Filhas do Coração de Maria, pelo trabalho desenvolvido junto da comunidade ao longo dos 33 anos, pelo sentido de missão social e pela sua ligação a este concelho e às suas causas que perdurará na memória de todos. (representadas pelo P. Vitor Portugal)
Medalha de Mérito Municipal:
Intercycling, uma empresa sediada no nosso concelho que se projecta numa política de desenvolvimento, crescimento e inovação. Com mais de duas décadas de existência a Intercycling destaca-se a nível mundial pelos vários projectos ligados ao Tratamento e Valorização de Resíduos, como o Sistema de Protecção de Incêndios, um projecto pioneiro no sector da Reciclagem. Um agente fundamental no desenvolvimento empresarial e económico do concelho de Tondela e de toda a região.
Atribuídas, igualmente, medalhas de Mérito Municipal a todos aqueles que no passado desempenharam funções como Presidentes da Assembleia Municipal. Rostos e personalidades absolutamente incontornáveis na história do Concelho de Tondela, que marcaram a sua construção parte integrante do desenvolvimento do Município e o reflexo da nossa identidade regional.
Dr. António José Duarte de Matos Almeida:
Uma personalidade incontrolável do nosso concelho, que desde muito cedo teve um papel fundamental no desenvolvimento social do Concelho de Tondela, exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Tondela (representado pela filha).
Dr. José Monteiro Fernandes Braz
Presidente da Assembleia Municipal de Tondela, cargo que exerceu com competência, isenção, sentido do dever e capacidade de liderança democrática, por todos reconhecida.
Joaquim Alberto Vieira Coimbra:
Um cidadão sempre dedicado e inexcedível na defesa do concelho de Tondela e das suas Gentes, assumiu as funções primeiro enquanto Vereador da Câmara Municipal de Tondela ás quais se seguiram as de Presidente da Assembleia Municipal de Tondela, desempenhando sempre as suas funções, com reconhecido sentido democrático. Como empresário destacou-se desde muito cedo, demonstrando capacidade empreendedora e inovadora, de elevada competência e capacidade de liderança. Desde o sector empresarial, ao associativismo de natureza social, cultural e humanitária, o Sr. Joaquim Coimbra, contribui com o seu conhecimento para o desenvolvimento do Concelho de Tondela.
Eng.º Carlos Manuel Cortez Henriques Cunha:
Prestou um enorme contributo para o Município de Tondela com a sua simplicidade, sensibilidade, responsabilidade e capacidade de liderança,
com sentido democrático e de isenção, foram marcas sempre presentes em todas as suas funções. Muitas foram as causas que abraçou ao longo da sua vida, pautadas sempre pelo altruísmo e serviço ao próximo, num forte exemplo de humanismos e dedicação à comunidade.
Dr. António Manuel Figueiredo Palavra:
Um exemplo de dedicação e resiliência com um papel crucial na intervenção social, cultural e científica no Concelho de Tondela. Um académico, investigador, sempre presente no apoio e dedicação ao Concelho de Tondela.
Medalha Municipal de Ouro
Besteiros Futebol Clube: Uma instituição centenária do nosso concelho, que merece o reconhecimento e homenagem pelo papel preponderante que tem no associativismo e da sua importância e relação do desenvolvimento local e comunitário. Um clube ecléctico que tem proporcionado às crianças e jovens do Concelho a prática desportiva, ao longo de toda a sua centenária existência.
“A todos deixo os meus agradecimentos pelo vosso contributo para o desenvolvimento de Tondela”, foram as últimas palavras dirigidas aos galardoados que, por seu turno, agradeceram a distinção conferida pelo Município de Tondela.
(1) Texto fornecido pelo Município.
- ZÉ BEIRÃO(*)
- (*) Jornalista há 60 anos