

Medalha de Ouro para os Bombeiros de Tondela
A Câmara Municipal de Tondela aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária, os nomes dos munícipes, personalidades e organizações que foram homenageados no Feriado Municipal (16 de Setembro),
A executivo municipal atribuiu 11 condecorações. Ás empresas Nutrinova, nutrição animal e Tojaltec-fabrico de máquinas, sediadas na Zona Industrial de Vilar de Besteiros, foram entregues medalhas de mérito municipal. O mesmo palmarés foi atribuído ao actor Pompeu José, ao antigo presidente da Turismo do Centro de Portugal Pedro Machado, à ex-professora Olinda Tenreiro da Cruz e a António Coimbra, que foi pioneiro na indústria alimentar no concelho.
A título póstumo foram distinguidos, com a Medalha de Mérito Municipal, as poetisas Maria de Lurdes Loureiro da Silva, conhecida pelo pseudónimo Filipa Duarte, Maria da Conceição Marques Correia e o professor e antigo presidente da Assembleia Municipal de Tondela Albano Rodrigues de Carvalho. Já ao antigo médico, humanista e dirigente associativo Elísio Gomes de Matos foi atribuída, também a título póstumo, a Medalha de Valor e Altruísmo.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela foi galardoada com a Medalha Municipal de Ouro, a mais alta distinção do concelho.
As atribuições destes galardões visaram enaltecer e reconhecer o trabalho, a dedicação e o empreendedorismo em prol da comunidade e a afirmação liderante do nosso território e dos seus cidadãos, nos domínios cultural e científico, na valorização do património natural e na preservação da memória colectiva de uma região.
NOTA – Na foto a preto e branco, o saudoso Dr. Elísio – um autêntico benemérito do Concelho de Tondela…