
Implicações da circular poente com o Estádio e o Cemitério de Tondela
Foram iniciados os trabalhos de construção do troço em falta, a sul, da grande circular interna poente, que liga o Estádio João Cardoso, em Tondela, ao nó do IP 3 com a estrada 230 para Carregal do Sal, o que, na verdade, vem “revolucionar” uma zona que, até agora, tem sido descurada, com alguma incompreensão.
Contudo, convém reflectir, um pouco, nas implicações desta via com os acessos ao Cemitério Municipal e ao Estádio João Cardoso, também ele a necessitar de atenção, caso o Clube Desportivo de Tondela se guinde ao escalão maior do futebol nacional.
Com a introdução de uma rotunda no final da rua do Estádio, cujo nome não aparece na toponímia, facilitar-se-ão os acessos a um local conflituoso em dia de jogo e com falta de aparcamento para viaturas, embora terrenos, por ali perto, abundem.
Fica, depois, a faltar o estudo de acesso ao Cemitério por aquele lado. Necessitando, o campo santo, de ser ampliado, urgia pensar numa solução que satisfizesse outros requisitos, como o acesso às traseiras do estádio e a criação eventual de um parque junto no local, com o desvio da rua do Cemitério a contornar pela direita. O Cemitério, neste caso, deveria ser alargado para sul, ou seja, o seu lado esquerdo, suprimindo, então, a estreita rua que passaria a fazer parte do meio do Cemitério.
A panorâmica da Serra do Caramulo, a preservar num miradouro por excelência, a necessidade de criação de um parque e um novo acesso ao Estádio, o prolongamento da rua do Cemitério da Avenida Sá Carneiro até à grande circular, recomendam o interesse do Município para uma zona que merece mais e melhor, independentemente de favorecer A ou B, na questão da propriedade urbana, numa visão de futuro… e veja-se a asneira que constituiu a construção de dois imóveis na Rua Dr. Ricardo Mota (via Botulho) junto ao IP 3, impedindo o prolongamento da circular até à rotunda dos combatentes (Urfic).
A Rua do Cemitério poderia ficar com duas vias (árvores no centro) para dar um melhor enquadramento a uma futura entrada no Estádio e ligação ao novo troço em obras.
A nova rotunda no Alto do Pendão, junto à extinta fábrica de serração do Pato, também poderá ser potenciada para, dali, ser prevista uma nova ligação a Santo Amaro de Tonda, zona incluída na cidade. Esta rotunda, não invalida a construção de uma nova rotunda no cruzamento entre a 230 (Carregal) e o nó sul do IP 3 onde, como se sabe, dá acesso para o Caramulo e Viseu.
Em traços largos, quis dizer, em jeito de opinião e colaboração, que a cidade se pode expandir, com toda a propriedade, para sul, sem deixar de atender à necessidade de olhar para o Cemitério e o Estádio João Cardoso, com a acuidade que o momento suscita, com as suas proximidades a poderem ser chamadas a entrar nestas contas, na questão dos aparcamentos, que seriam cruciais, num Desportivo de Tondela muito capaz, a curto prazo, de poder vir a receber os “grandes” do futebol português e oxalá assim seja.