TONDELA COMEMOROU 31 ANOS DE CIDADE mantendo um registo de inclusão e espírito empreendedor

O Município comemorou ontem, dia 18 de Dezembro, o 31.º aniversário da elevação de Tondela a cidade, numa numa cerimónia em que José António de Jesus salientou o papel dos tondelenses e da autarquia no desenvolvimento do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Tondela, deixou uma palavra de apreço e reconhecimento, aos que, ao longo dos anos, contribuíram para o desenvolvimento do território e da cidade.

Desde 1987 a cidade mudou muito

“De há 30 anos até então, a sede de concelho está muito diferente.  A qualidade que se proporciona, nas infraestruturas, no desenvolvimento económico e social, deve-se muito à capacidade empreendedora e à visão estratégica de todos”, acrescentou.

José António Jesus  destacou que defende para Tondela um modelo de “cidade inclusiva”, aberta à “construção colectiva” e que “valorize o espírito empreendedor da cidade, construída pelos e para os cidadãos”.

“Um modelo que não é standarizado, mas que mantém uma identidade, um modelo que não é padronizado, mas mantém uma referência. Um modelo que, acima de tudo, valoriza a capacidade criativa”, referiu.

Ao longo da sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Tondela aludiu ainda a um conjunto de investimentos estruturais para a política urbana da cidade, nomeadamente o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, cujo concurso público foi lançado há poucos dias, ou ainda a requalificação da Frente Ribeirinha.

Memorial dos incêndios de 2017

Seguiu-se um momento musical, com Mariana Café e Daniel Coelho, cabendo depois  ao vereador da Cultura da Câmara Municipal, Miguel Torres, a apresentação das normas do concurso de ideias que visa a construção de um memorial dos incêndios de 2017.

Este concurso de ideias conta com a parceria da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

A este concurso poderão concorrer projectos em equipa, sendo estas multidisciplinares. Serão privilegiadas as propostas mais originais e com clareza visual. 

Todas estas normas serão publicação a 1 de Janeiro de 2019, sendo as propostas admitidas até 15 de Março. Finalmente, os resultados serão divulgados a 31 de Maio.

Na apresentação do concurso, foi referida a estátua da bela entrada da cidade, no Alto do Pendão, como a “corneteira”. Não se trata de nenhuma corneteira, mas sim da reposição da lenda sobre a origem do nome de TONDELA, porque era “AO TOM D’ELLA”, que se reuniam os homens bons da praça, para escorraçar romanos ou mouros. Também não é “soldado desconhecido“, mas sim a estátua aos Mortos da I Grande Guerra, porque “a alegria dos que regressam não faz esquecer os que morreram”, assim se lê na lápide.. O “soldado desconhecido” está lembrado no Mosteiro da Batalha.

Lembrando os incêndios de 2013

Na nossa opinião, onde há muito defendemos a erecção de um monumento ao bombeiro, julgamos que um memorial desta natureza, não deveria esquecer os incêndios de 2013 na Serra do Caramulo, onde morreram quatro bombeiros e um civil e que destruíram, também, centenas de hectares de floresta e património edificado.

A cidade tem várias rotundas onde este memorial, que deveria, ainda lembrar os bombeiros mortos em serviço e os populares que sempre os ajudam, poderá ser enquadrado, por exemplo na rotunda da Farmácia Tomaz Ribeiro, na rotunda de acesso ao Pingo Doce, ou na rotunda a implementar no acesso à Urbanização Bela Vista, junto ao Hotel da cidade, ou mesmo numa das rotundas da Avenida das Comunidades (na foto). Também poderia ser na rotunda que serve o Estádio, mas aqui, julgo que melhor ficaria um memorial ao Clube Desportivo de Tondela e a quantos, com a sua quota parte, o conseguiram manter sempre activo e o guindaram ao mais alto patamar do futebol português.

Numa rotunda, um monumento ou memorial, fica sempre mais vistoso e onde será apreciado em toda a sua plenitude, pela sua maior visibilidade, em locais de passagem obrigatória.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »