MUITOS, SÓ SE ENCONTRAM NESTE CONVÍVIO E, MAIS POR ISSO, O EVENTO TEM TODA A RAZÃO DE SER…

tempo de leitura: 4 minutos

Como é de tradição, desde há 17 anos a esta parte, cerca de 1.300 seniores do concelho de Tondela tomaram parte no mega almoço do Município, que contou com os cantares e acordes musicais do “Quarentuna – Grupo de Antigos Alunos da Academia de Coimbra”.

Padre António Silva

O convívio, que se prolongou pela tarde fora no vasto espaço de jogos do Pavilhão Desportivo Municipal, no último Domingo (23 de Outubro), foi iniciado com ama missa celebrada pelo padre António Silva, da missão claretiana de Tondela, cuja Paróquia está à sua guarda, com a participação do Grupo Coral da Paróquia de Vilar de Besteiros.

Ernesto Borrego

O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus e a maioria dos seus vereadores, marcou presença, como é seu timbre, tendo a oportunidade de cumprimentar todos os idosos presentes, enquanto almoçavam, sendo-lhes oferecida uma simbólica lembrança, confeccionada pelos utentes da Misericórdia, ali representada pelo seu provedor, Carlos Cunha, a um tempo presidente da Assembleia Municipal.

Como também é habitual, José António de Jesus, fez o seu habitual discurso, dirigido a todos os seniores, salientando o seu inestimável contributo na construção de um território sempre melhor, ao longo das décadas.

O exemplo dos mais velhos “deve ser valorizado pelas gerações futuras”

Convívio sénior 2016O autarca, em entrevista ao “Beirão Online”, deixou um voto de reconhecimento público, por

Aspecto geral do almoço 2016

aquilo que esta geração e as diferentes gerações que a antecederam, “realizaram, com muito sacrifício, num tempo onde as dificuldades foram muito maiores do que as que hoje temos e o espírito de trabalho, de abnegação, de entrega e também a forma como souberam gerir as suas vidas, devem ser um exemplo que aqui quis enaltecer, registar e reforçar, porque é também, com os bons exemplos, que aprendemos a construir uma sociedade que desejamos equilibrada e desenvolvida”.

Para José António de Jesus, esse reconhecimento “deve ser hoje valorizado, criando condições, principalmente através de uma rede de retaguarda e das IPSS’s em particular, para que possamos prestar uma vida com qualidade, com dignidade, com mais conforto, a esta geração que é exemplar para todos nós”, sustentou.

Quarentuna Academia Coimbra
Quarentuna Academia Coimbra

Como foi referido na homilia do padre António Silva, em que todos precisam do apoio uns dos outros, também, “de igual

Maria Cristina Moreira da Cunha - 99 anos !!
Maria Cristina Moreira da Cunha – 99 anos !!

forma, o Município e o presidente em particular, possam sentir o seu poder de influência mais reforçado, com maior projecção, também o apoio que esta comunidade e esta gente manifesta, é importante para dar um incremento ainda maior à confiança que em nós depositam e é nesse quadro que olhamos para esse futuro com grande optimismo e acima de tudo, quando um ensinamento do grande espírito de sacrifício, de dignidade, de honra, como estas pessoas, ao longo do tempo trabalharam e hoje são um exemplo pra que as gerações futuras saibam valorizar não só o mérito, mas também o sacrifício e o trabalho”, enfatizou.

Instado a pronunciar-se sobre as pensões mais baixas que o actual governo não aumenta, José António de Jesus  diz que essa falha “não satisfaz os meus princípios de justiça social” e que era preciso “dar mais a quem menos tem”.

Segundo o presidente do Município e à semelhança dos anos anteriores, o encontro foi organizado em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, associações e instituições de solidariedade social do concelho.