SEMINÁRIO OPORTUNO DISCUTIU importância da Serra do Caramulo

A importância e as potencialidades da Serra do Caramulo estiveram no centro do debate de um seminário, que decorreu no último sábado, dia 24 de Março, no Hotel do Caramulo.

O seminário intitulado “A Serra do Caramulo como recurso didáctico promotor de educação para a sustentabilidade” contou, na sessão de abertura, com a presença do presidente da Câmara de Tondela, José António de Jesus, o director do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, Júlio Valente, a directora do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão (CFAE-PB), Rosa Carvalho e o presidente do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEIS Caramulo), Luís Costa.

Nessa ocasião, o presidente da Câmara de Tondela realçou a relevância do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEIS Caramulo) e a importância de se discutirem questões relacionadas com a floresta, especialmente nesta fase pós-incêndios.

Ao longo da manhã foram apresentados dois painéis, sendo o primeiro, moderado pela vereadora da Educação do Município, Sofia Ferreira, dedicado à importância de uma floresta biodiversa para a valorização do território e para o desenvolvimento sustentável, com especial destaque para a Botânica e a Geologia que caracterizam a Serra do Caramulo.

Estes temas foram abordados pelo director da Escola Secundária Viriato, Pedro Ribeiro, e pela professora da mesma instituição de ensino, Margarida Morgado.

Ainda neste primeiro painel, a investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Joana Alves, aludiu à multifuncionalidade, sustentabilidade e valorização da floresta.

Já o segundo painel abordou o tema que deu nome ao seminário, com o presidente do CEIS Caramulo, a moderar a apresentação pública dos trabalhos realizados pelos docentes nas acções de formação, sobre a supervisão dos formadores.

A sessão de encerramento coube ao vereador do Desenvolvimento Rural e do Turismo da Câmara de Tondela, Pedro Adão, e à directora do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão (CFAE-PB), Rosa Carvalho.

Este seminário resultou da parceria do Município de Tondela com o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, o Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão e o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.