UM HINO À SERRA DO CARAMULO

tempo de leitura: 5 minutos

“ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”, um novo livro de Zé Beirão

Joaquim Duarte Pereira, que na escrita usa o nome de Zé Beirão, deu-nos um novo livro que, como o primeiro – A Arte do Tempo – retrata a Serra do Caramulo nos vários cambiantes que a compõem e a envolvem, com que a natureza dotou a montanha e moldou as suas gentes.

A sua apresentação teve lugar no passado dia 18, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, todos os vereadores executivos, presidente da Junta da União de Freguesias Tondela/Nandufe, a administradora da “Folha de Tondela”, Drª. Maria José Loureiro de Jesus, vários amigos (inclusive da Serra) e convidados.

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO

Estando na mesa o presidente da Câmara, Dr. José António de Jesus, o vereador do Pelouro da Cultura, Pedro Adão, o presidente da União de Freguesias Tondela/Nandufe, José Manuel Mendes, o autor e o apresentador do livro, Jorge do Amaral Leitão, Pedro Adão anunciou aberta a sessão.

AS PALAVRAS DO AUTOR

Zé Beirão, deu conta de mais uma aventura calcorreando veredas e caminhos, Serra fora e Vale além, buscando motivos para “dar à luz” mais um bom pedaço de prosa a enriquecer a Serra e o Vale.

E demorou tempo, muito tempo esta gestação, este trabalho aturado e persistente. Mesmo conhecendo de há muito todo este território, Zé Beirão, passou a ter um conhecimento mais vasto e mais profundo ao procurar material para este seu novo livro, percorrendo-o a pé, tal como outrora acontecia com os naturais ao conduzirem o gado, amanhando as terras, guardando os terrenos, mas também com destino às feiras e mercados.

E Zé Beirão, recordando o seu princípio de vida como tipógrafo, lembra o seu contacto com as letras de chumbo que lhe deram a visão, a força e a inclinação para a escrita, para o jornalismo, para a descoberta do Concelho, retratá-lo através dessa escrita e conquistando amizades que perduram.

A Gente da mais “Linda Serra”, como lhe chamou o “serrano” Dr. José Júlio Cesar, merecia mais este pedaço de prosa, de boa prosa, acompanhado de fotografias que espelham a realidade dos contrastes que a enriquecem e a tornam um ícone das terras de Besteiros, das terras de Tondela.

E Zé Beirão, com a magia da sua escrita, deu-nos a “Magia da Serra e das Gentes”.

APRESENTAÇÃO

O livro, como ali foi dito, não se limita a descrever a Serra e as suas Gentes, pois espraia-se Vale fora, circunda os Concelhos pela Serra envolvidos e retrata as lendas e tradições de mãos dadas.

E Zé Beirão, com dotes naturais para a escrita, para o jornalismo, para a descoberta do Concelho, mas também para o desenho e gravura, partindo do mesmo tema que foi o seu primeiro livro, dá-nos um trabalho em que interioriza a Serra, tudo que a envolve e muito dos que são os seus pilares ancestrais, acompanhando o texto com uma profusão de belas fotografias.

Fala-nos das gentes serranas, dos cursos de água que “bailam” pela Serra, desse passado de comunhão entre o homem e o animal de trabalho, da festa mais bonita, mais imponente, mais cativante que é a Festa da Ascensão, a Festa da Cruzes, que envolve as freguesias de Guardão, Santiago de Besteiros, Santa Eulália de outrora (hoje Campo de Besteiros) e Castelões no lindo e secular “abraço das Cruzes”.

Lembra a modesta aldeia de Paredes do Guardão e a pujante aldeia do Caramulo (agora vila), quando a visão de Jerónimo de Lacerda fez dela a mais importante Estância Sanatorial do país para tratam ento da tuberculose. Regista o virar da página, pela mão de Abel de Lacerda e João de Lacerda. Fala do Hotel do Caramulo, ”reconquistado” para voltar a ser um pilar importante do turismo local e concelhio e faz eco da abertura de um novo espaço de turismo rural, com a boa gastronomia serrana, a Casa do Lagar Miradoyro, em Jueus.

Fala das “Rotas”, dos laranjais de Besteiros; destaca-nos estórias de Gente serrana, recorda o saudoso Cónego José Ribeiro dos Santos, lembra o drama de 2013 em que o pavoroso incêndio levou vidas humanas, e deixa gratidão a muitos que o ajudaram nesta sua aventura de mostrar a Magia da Serra do Caramulo e das suas Gentes.

PALAVRAS DO PRESIDENTE DA CÂMARA

Graças ao apoio do Município de Tondela, a obra foi possível e teve a projeção da sua bem elaborada edição.

Daí que o Dr. José António de Jesus, na sua intervenção, salientando a força anímica do Autor, a força de vontade em lutar para lhe dar vida, calcorreando distâncias e desvendando locais recônditos, tenha realçado essa persistência e essa vontade.

Por isso, a Câmara Municipal lhe deu guarida, até porque é mais um documento a perpetuar a História da nossa terra, das nossas gentes.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Seguiu-se a sessão de autógrafos, que todos os presentes que adquiriram o livro quiseram que tivesse também esse sinal.

DÃO DE HONRA

E a sessão de apresentação do livro “Caramulo – a magia da serra e das gentes” foi um Momento em que Zé Beirão se sentiu grato e compensado pelo esforço de anos de trabalho.

Com um “Dão de Honra” de convívio terminou esse fim de tarde na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.