O LIVRO E A LEITURA EM FESTA EM TONDELA!

Entre os dias 23 de Abril e 02 de Maio, o livro, a leitura e as bibliotecas, estiveram em festa, em Tondela. Ao todo foram quase 2 mil as pessoas que participaram nas actividades da Festa do Livro e da Leitura, que abarcou também a Feira do Livro.

Ao longo dos nove dias do certame, a animação foi uma constante com divertidas sessões de teatro e contadores de histórias.

A socióloga e investigadora Luísa Schmidt marcou presença no primeiro dia do certame, realizando a palestra “Ambiente: problemas, soluções e caminhos de mudança”, no Auditório Municipal; e a sessão-debate sobre o livro “Portugal: ambientes de mudança”, na Biblioteca Municipal.

Crianças e jovens puderam também viajar pelo mundo das histórias com Rodolfo Castro, um dos melhores contadores de histórias, que contou lendas e mitos da América do Sul.

Já o contador Thomas Bakk declamou, ao som de um pandeiro, contos de tradição oral brasileira e africana, que recolhe e divulga sob a forma de literatura de cordel.

Nas sessões de contos e cantos “Os nossos heróis”, os mais pequeninos foram conduzidos, ao som da guitarra e do acordeão, para a vida e feitos de personagens que mudaram a história.

A Companhia de Teatro Atrapalharte divertiu toda a gente com o musical “3 Abóboras e 400 Camelos”, uma adaptação dos contos de António Torrado e de José Eduardo Agualusa; e com a peça “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa.

Nos feriados e ao fim de semana, houve pinturas faciais, insufláveis e mascotes, o atelier Play Doh, as sessões de contos da dupla Contos & Cantos e o espectáculo “Um sonho no circo”, da Lanterna Mágica.

As artes plásticas também não foram esquecidas, com os exímios quadros da exposição “Retratos de Autores Portugueses”, organizada pelos professores e alunos da Oficina de Artes da Escola Secundária de Tondela, assim como com os trabalhos do World Cartoon Festival, organizado pela Escola Secundária de Molelos/Tondela, no Mercado Velho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »