EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS DE TONDELA para estimular a iniciativa

O Auditório Municipal de Tondela foi o palco escolhido para a apresentação dos trabalhos realizados no âmbito do Concurso Municipal de Ideias de Negócio – Empreendedorismo nas Escolas, que decorreu no dia 10 de Maio.

O evento foi promovido em parceria pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e o Município de Tondela.

Em concurso estiveram trabalhos realizados pelos alunos da Escola Secundária de Molelos, Escola Secundária de Tondela e Escola Profissional de Tondela.

Dos nove projectos que participaram no concurso, três foram seleccionados pelo júri, sendo que só o que ficou na primeira posição representará o concelho de Tondela no concurso intermunicipal, que irá decorrer a 30 de Maio, em Viseu.

A primeira posição foi atribuída ao projecto “EDOS”, da Escola Profissional de Tondela, que recebeu um vale de 150 euros. O segundo lugar coube ao projecto ”TON.DE.LARANJA”, da Escola Secundária de Tondela, que recebeu um vale no valor de 105 euros.

Já na terceira posição ficou o projecto “Tondela em Código, QR CODE”, da Escola Secundária de Molelos, que recebeu um vale no valor de 75 euros.

Estes vales, oferecidos pelo Município, serão convertidos em compra de material didáctico ou informático em lojas do comércio local. Os restantes alunos receberam diplomas de participação e uma mochila oferecida pelo Município.

Este júri foi composto pela vereadora da Educação, Sofia Ferreira; Carlos Marujo, da Eberspaecher; Luís Veiga, da HUF Portuguesa; João Cotta, da Controlvet; e Cátia Acúrcio, da Fresenius Kabi.

No encerramento da cerimónia, a vereadora da Educação, Sofia Ferreira, sublinhou que o principal objectivo desta acção é promover o espírito de iniciativa e de empreendedorismo nos jovens em idade escolar, procurando estimular o reconhecimento pelo risco e pela iniciativa, envolvendo alunos, professores e empresas e onde a criatividade e a inovação são valorizadas e reconhecidas.

Acrescentou ainda que o tecido empresarial no concelho de Tondela está em elevado crescimento, pretendendo-se que estes alunos regressem ao concelho depois de terminarem o curso superior.

O evento contou também com um momento musical, a cargo de Mariana Coimbra, na altura em que o júri escolheu os vencedores.