O CABRITO FOI “REI” DA SERRA DO CARAMULO durante a XII Semana Gastronómica

tempo de leitura: 4 minutos

A 12.ª edição da Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, realizada no último fim-de-semana, dias 8, 9 e 10 de Junho, naquela vila, foi mais uma manifestação de vitalidade de um produto que, cada vez mais, deve ser valorizado a todos os níveis.

Com a promoção do cabrito serrano, também os produtos locais e artesanato, estiveram em destaque na mostra de potencialidades serranas e do próprio concelho de Tondela, pois viam-se o barro negro e a cestaria, o vinho, o linho, o mel, entre outros. 

O presidente do Município, José António de Jesus, não pôde presidir à inauguração do evento por, naquela altura, se encontrar em Lisboa, na entrega de um galardão à Farmácia da Lajeosa, pelo facto de, aquando do incêndio de 15 de Outubro de 2017, estar ao dispor das necessidades vividas pela população local, mantendo as suas portas abertas.

Na cerimónia de abertura, o vereador do Desenvolvimento Económico e do Turismo do Município, Pedro Adão,  realçou a importância da valorização dos produtos locais e de se apostar no sector agrícola, com o retorno de mais-valias económicas.

“Este evento é um incentivo à produção e criação do cabrito da Serra do Caramulo, derivando para outras áreas, como os enchidos e também as queijarias”, explicou.

Já o presidente da Junta de Freguesia do Guardão, António Ferreira, na sua intervenção, salientou a importância da parceria entre as três entidades organizadoras, que proporcionam a realização de um grande evento no concelho.

GASTRONOMIA: património cultural do concelho

O responsável da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, António Dias, destacou toda a dinâmica em torno da gastronomia, enquanto património cultural do concelho de Tondela, deixando claro de que “a Confraria está sempre disponível para promover o concelho de Tondela”.

De notar que, nesta mostra gastronómica, um produto novo e apelativo, fez a sua aparição, pelas mãos pelo Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro. Trata-se da bela e saborosa “Cabrilheira”, ou seja a alheira de cabrito.

O mesmo agrupamento, através da Escola Básica do Caramulo, mostrava, no seu espaço expositivo, os frutos de um trabalho desenvolvido na área da reciclagem florestal criativa, após a catástrofe dos incêndios na Serra do Caramulo, impulsionando a comunidade local a fazer algo diferente para que a tragédia não se repita.

A escola recolheu sementes, fazendo uma sementeira no germinador da Escola Secundária de Tondela e plantação de árvores autóctones em áreas ardidas.

Dentro do contexto, decorreu o projecto “Reciclagem Florestal Criativa”, no qual, a partir de material florestal queimado ou desperdiçado, se recriaram novas e apelativas peças decorativas.

Apoios do Município à Junta e Associação de Freguesias do Caramulo

A ocasião serviu, também, para o Município de Tondela assinar um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia do Guardão, no montante de 140 mil euros.

De seguida, pelo pároco do Guardão, padre António Duarte, foi feita a bênção do veículo dos sapadores florestais da Associação de Freguesias da Serra do Caramulo, vendo-se ali, para além do autarca anfitrião, os presidentes das Juntas de S. João do Monte/Mosteirinho, Castelões, Barreiro/Tourigo e Santiago.

A cerimónia de abertura incluiu ainda uma visita aos expositores presentes na XIX Feira de Artesanato e Produtos Locais-“Serra com Sabores”, terminando a noite com um jantar em que o cabrito foi “rei”.

Este evento de três dias foi organizado pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo e pela Freguesia do Guardão, contando com o apoio do Município de Tondela.

Participaram 12 restaurantes, localizados em vários locais da Serra, sendo que, dois desses restaurantes – “A Confraria” e “O País” – estiveram presentes no Pavilhão Municipal do Caramulo, em paralelo com a Feira de Artesanato e Produtos Locais.

Igualmente a Turismo Centro de Portugal, marcaram presença no recinto, dando a conhecer o seu valioso papel na ajuda à divulgação da região e nos apoios às actividades económicas, como é o caso da ADICES, não só no turismo, mas também nos sectores primários dos concelhos de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e Águeda.

Nos sabores, para além do divinal cabrito, vinhos, licores, doces, pães e mel, destaque para a degustação de “Sabores da nossa terra/serra”, pelos alunos do curso de Restauração, Mesa e Bar da Escola Profissional de Tondela e para a “Cabrilheira”, uma alheira de cabrito, que veio para ficar e impor-se no mercado alimentar dos enchidos.

Atracções musicais e animação

P. Brothers, Carlos Peninha e José Cardoso, Saxo Box, Bruno Pato-Acústico, Contopias-ACERT (contos volantes num abraço fraterno às freguesias vítimas do incêndio de 15 de Outubro), Grupo de Cavaquinhos do Caramulo, Rancho Folclórico “As Capuchinhas” de Santiago de Besteiros e Real Tunel Académico-Tuna Universitária de Viseu.

Na animação para todas as idades, destaque para a diversão para crianças em insufláveis, jogos tradicionais e outras actividades paralelas.