SELECÇÕES DE RUGBY FEMININO DE PORTUGAL E DA SUÉCIA EM TONDELA EM TREINO DE CAMPO

????????????????????????????????????
As selecções de Portugal e Suécia

As selecções de Rugby Sevens Feminino – Seniores e Sub18, de Portugal e da Suécia, estiveram em Tondela, este último fim-de-semana, onde participaram num “Training Camp”.

Esta é a primeira vez que um evento deste género – um treino conjunto entre as selecções de Portugal e da Suécia – decorre em Tondela, servindo de preparação para os Europeus de Rugby Feminino, que terão lugar em Junho/Julho para as seniores e em Agosto/Setembro para as Sub18.
No sábado (dia 22) foram realizados treinos, no campo de Molelinhos do Rugby Clube de Tondela (RCT), oportunidade única de trocar experiências, tendo os seleccionadores treinado as 56 atletas: 28 portuguesas e 28 suecas.
No mesmo dia, pelas 20:30, teve lugar uma Team Building, que serviu para treinar o espirito de grupo, no belíssimo e agradável Parque Urbano de Tondela.
Já no domingo decorreram as partidas entre as atletas de ambos os países, que aconteceram desde as 09:30 e as 14:00. Seguiu-se, depois, o almoço volante no próprio parque do Forno da Telha, que serviu, ainda mais, para estreitar as relações amistosas entre as jovens que tomaram parte nesta interessante iniciativa, que se fica a dever ao Rugby Clube de Tondela e à Federação Portuguesa de Rugby, ali representados, respectivamente, por Miguel Marques e João Moura.

De destacar que neste “Training Camp” estiveram presentes quatro atletas do concelho de Tondela, duas na selecção sénior (Sara Silva e Daniela Oliveira) e duas nas Sub18 (Cátia Almeida e Alexandra Costa).
Este evento, organizado pelo RCT, contou, para além da Federação da modalidade, com o apoio da Câmara Municipal de Tondela e a colaboração da Escola Profissional de Tondela e da Junta de Freguesia de Molelos, estando também presente, o seu presidente, José Dias, que também representava a EPT.

O Município de Tondela não esteve representado neste evento.

TROCA DE LEMBRANÇAS

Depois do repasto, com imensas atletas a preferirem a “toalha” do relvado, usaram da palavra vários oradores e com lugar a diversas trocas de lembranças, nomeadamente, camisolas, entre outras, onde se usou e abusou do “inglês”, como língua preferencial do “Training Camp”, com tradutores e tudo.

O momento foi aproveitado para se cantarem os “Parabéns a Você”, à jovem Sara Silva, que completou 22 anos naquele dia, com direito bolo e respectivas velinhas, o que constitui mais um momento de grande alegria e de saudável companheirismo, registado por várias câmaras para mais tarde recordar.

De resto, quem ganhou a quem e por quantos, não foi o mais importante, porque, o mais importante foi, naturalmente, o convívio, durante dois dias, entre jovens de dois países europeus, que têm no rugby feminino, o traço comum que as une, numa mesma paixão por um desporto saudável, não alienante, como o é, sem dúvida, o rugby.