A VERGONHA DA FIBRA ÓTICA E DA TARIFA SOCIAL DA INTERNET!

Assistimos hoje a uma profunda revolução digital, transversal a todos os setores da comunidade. O mundo global obriga-nos a estar conectados e a trabalhar em rede.

A pandemia trouxe um reforço dessa realidade, na medida em que o teletrabalho virou regra e até o ensino passou a ser lecionado online. Mais do que nunca o acesso à internet é um elemento crucial para a qualidade de vida, quer económica, social e familiar.

Têm vindo a público um conjunto de desagrados extremamente pertinentes, por força da má qualidade de acesso à internet e a não existência de fibra ótica, profundamente agudizada em algumas freguesias do concelho.

O Partido Social Democrata vem, e, consciente da importância desta ferramenta que além do contacto social, representa hoje competitividade, produtividade e economia global, associar-se à indignação e reivindicação junto das operadoras de rede que teimam em colocar à frente das populações a rentabilidade do serviço.

A Comissão Politica do PSD de Tondela junta-se à Camara Municipal de Tondela, às Juntas de Freguesia, a todos os cidadãos anónimos e a todos os que se manifestaram através das petições, para exigir fibra ótica para todo o seu território.

É inqualificável que em pleno século XXI, com uma pandemia que nos obrigou a encontrar outras soluções empresariais e letivas, que obriga a uma exigência sem precedentes na produção de bens e serviços, em que todos dependem da internet para auferir o seu salário e aprendizagem, nos seja castrada essa possibilidade.

Urge endurecer a critica e a exigência junto das operadoras que têm total autonomia para colocarem o serviço onde e como querem, e que teimam em acentuar ainda mais a diferença entre o litoral e o interior, entre o rural e urbano.

Desafiamos todas as forças políticas para se juntarem a esta causa e fazerem “lobbie” junto do governo central com o propósito de legislar no sentido de impor a universalidade e qualidade do serviço em todo o território nacional, sem distinções.

Esperamos também que o Senhor Primeiro Ministro Dr. António Costa e o respetivo executivo não olhe para este assunto da forma vergonhosa e insultuosa como está a atuar sobre a questão da tarifa social da internet, cujo modelo ainda está a ser estudado e só vai ser aplicado após o términus do ano letivo.

A Comissão Politica do PSD de Tondela

N. D. – Artigo enviado por Vera Machado