
Para ver no Museu “Terras de Besteiros” até 21 de Janeiro de 2023
A exposição “Na Fé de uma Comunidade – Vilar de Besteiros”, foi inaugurada, ao final da tarde de sexta-feira, dia 18 de Novembro, no Museu Terras de Besteiros.
O evento contou com a presença do bispo de Viseu, D. António Luciano, da presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, do padre Sérgio Pinho, vereador da Cultura do Município, João Carlos Figueiredo e da coordenadora do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio.
No decorrer da cerimónia de inauguração, Carla Borges referiu-se à exposição como sendo “uma forma de expressar a fé e a vivência religiosa da comunidade de Vilar de Besteiros ao longo dos séculos”. A presidente da Câmara Municipal destacou ainda a importância da realização deste tipo de iniciativas, no Museu Municipal, para todos os visitantes. “Acreditamos que este espaço de exposição, dentro do Museu Terras de Besteiros, tem que ser continuamente um espaço vivo, onde a pintura, a escultura ou qualquer outra forma de arte nos estimulam a percorrer o caminho das nossas vidas colectivas, numa constante e inquietante procura de respostas para os nossos desafios”.
- MUSEU DE TONDELA CANDIDATO À REDE PORTUGUESA DE MUSEUS
O vereador da Cultura relembrou “o objectivo a que o Município de Tondela se propõe durante o ano de 2023 de realizar a candidatura do Museu Terras de Besteiros à credenciação na Rede Portuguesa de Museus.”
A exposição realiza-se no âmbito dos 250 anos da construção da torre da Igreja de São João Batista de Vilar de Besteiros e compreende peças pertencentes aos vários espaços de culto da paróquia, concretamente à Igreja Matriz, à Capela de Nossa Senhora das Necessidades e à Capela de Nossa Senhora do Rosário.
O Município de Tondela lança o convite, a todos os tondelenses do Município, para virem conhecer o Museu Terras de Besteiros e visitarem a exposição “Na Fé de uma Comunidade – Vilar de Besteiros”, que estará patente até ao dia 21 de Janeiro de 2023.