ESTRATÉGIA DE ACÇÃO NO ÂMBITO DO PERSU 2030 APRESENTADO PELA AMRPB

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 4 minutos
Ministro do Ambiente Duarte Cordeiro

RECICLAR E VALORIZAR CADA VEZ MAIS NO PLANALTO BEIRÃO

No dia 15 de Setembro de 2023, teve lugar na sede da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), na freguesia de Barreiro de Besteiros (Tondela), a apresentação da estratégia de acção no âmbito do PERSU 2030 – Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos.

A sessão pública, realizada no Auditório do Centro de Tratamento de Resíduos da AMRPB, da parte do Governo, apenas foi encerrada pelo Ministro do Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, pelo facto da sua presença ter sido solicitada, naquela manhã, para a visita a algumas unidades de reciclagem da Zona Industrial do Lajedo, na companhia da presidente do Município, Carla Borges.

Ao acto, estiveram ainda presentes, entre outros, o vice-presidente da CCDRC, José Morgado Ribeiro, da vogal do Conselho Directivo da APA – Associação Portuguesa do Ambiente, Ana Cristina Carrola, para além de vários presidentes de Câmara da região e do presidente da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas.  

ESTRATÉGIA EFICAZ NO CUMPRIMENTO DE METAS

Leonel Gouveia, presidente da AMRPB

Foi o presidente do Conselho Executivo da AMRPB, Leonel Gouveia, quem apresentou as linhas gerais do plano de acção desenvolvido para dar resposta às metas estabelecidas para este sistema de gestão de resíduos, no âmbito da reciclagem e valorização.

Na sua intervenção, Leonel Gouveia, reforçou a importância da AMRPB enquanto entidade gestora na definição de uma estratégia eficaz para o cumprimento de metas, solicitando dos municípios associados um envolvimento activo na identificação das suas necessidades individuais ao nível dos meios necessários para a prossecução dos objectivos definidos.

Ana Cristina Carrola, dissecou os desafios e oportunidades que se colocam ao nível do PERSU2030, rumo a uma economia tendencialmente circular.

SERVIÇO DE QUALIDADE E ACESSÍVEL

José Portela, secretário executivo AMRPB

Seguidamente, o secretário executivo, José Portela, apresentou as linhas gerais da estratégia da AMRPB, que assentam, sobretudo, nos pressupostos da prevenção, circularidade e descarbonização, salientando, ainda, que com este plano de acção, a AMRPB pretende assegurar um serviço de qualidade, economicamente sustentável e acessível às pessoas.

O plano contempla acções de reforço dos meios de recolha selectiva, soluções para fluxos específicos de resíduos e uma forte aposta na valorização dos biorresíduos.

Encerrou a sessão o Ministro do Ambiente Duarte Cordeiro, que realçou a importância de entender os resíduos como um recurso através da sua valorização e reciclagem.

Aspecto dos participantes na sessão

Referiu ainda que estes planos de acção devem promover os princípios da economia circular, não descurando a sustentabilidade económica do sector e devem ser adaptados às especificidades de cada território.

Por fim, lançou o desafio à AMRPB e aos municípios associados, de procurarem soluções inovadoras para a gestão dos resíduos urbanos, podendo para isso contar com o apoio do Governo.

A AMRPB é a entidade titular do sistema de gestão de resíduos urbanos em alta e entidade gestora do sistema de gestão de resíduos urbanos em baixa, num território constituído por 19 municípios dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra, abrangendo uma área de 4.660 km2 e cerca de 330.000 habitantes.

BOAS PRÁTICAS NA SELECÇÃO DOS RESÍDUOS

Se não faz a separação dos seus resíduos orgânicos, saiba que estes são misturados com todos os restantes resíduos, acabando por ser depositados em aterro sanitário e tornando impossível a sua valorização. Desta forma, não é possível recuperar o valor destes resíduos, tornando o sistema de tratamento mais dispendioso.

Por outro lado, não será possível alcançar as metas para a reciclagem a que Portugal se comprometeu com a União Europeia.

A separação destes resíduos vai permitir o seu reaproveitamento para a criação de composto que serve como um fertilizante natural.

Os Ecocentros da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, na recolha selectiva dos resíduos urbanos, estão a ajudar as comunidades locais a reduzir a sua pegada ecológica, ao mesmo tempo que tornam a separação e reciclagem de resíduos mais fácil e acessível do que nunca.