PARA A REALIZAÇÃO DA FICTON…

tempo de leitura: 3 minutos

Feira Semanal de Tondela muda provisoriamente de local durante o mês de setembro

Devido à realização da Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON), a Feira Semanal da cidade vai mudar provisoriamente de local durante o mês de setembro, tal como tem acontecido nos últimos anos.

O mercado, que acontece nas manhãs de segunda-feira, vai decorrer entre os dias 01 e 29 de setembro na Avenida Ao Tom D’ Ella e no Parque de Estacionamento do Município de Tondela.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Feira Semanal muda temporariamente de sítio por causa das Festas do Concelho.

Os feirantes foram previamente avisados desta alteração pela autarquia, tendo garantidas todas as condições no “novo espaço” para trabalharem e poderem efectuar as suas vendas.

A Feira Semanal regressa ao local de sempre no dia 06 de outubro.

EM comunicado, o Município de Tondela diz agradecer “a compreensão de todos, feirantes e munícipes”, e lamenta os “eventuais incómodos causados”.

NOTA DO DIRECTOR: De referir que os terrenos onde a feira se vem realizando, pertencentes a um empresário de Lajeosa do Dão, têm servido ao Município nestas circunstâncias, pois ainda não conseguiu arranjar outro local.

Acontece que, parte dos terrenos estão ocupados com o estaleiro de uma imobiliária que, nesta altura, procede à transformação da antiga Pensão Borges – daí a feira se estender ao parque de estacionamento dos Paços do Concelho – sendo de crer que, mais cedo ou mais tarde, ali comece, finalmente, a ser erguido um grande bairro da cidade, uma vez que parecem muito mal os matagais que durante o ano ali proliferam, terrenos, aliás, que estão a impedir o crescimento da cidade.

Por este motivo, era tempo do Município conseguir um novo espaço para realizações temporárias de eventos económicos, sociais e culturais. Esse espaço bem poderia ser todo aquele terreno que ladeia, do lado nascente, a Avenida Ao Tom d’ella, uma vez que se trata de uma zona verde, onde não se poderá construir, ali bem junto à margem direita do Rio Dinha. Assim deveria ser, na minha óptica, porque todos os outros locais na cidade, são propícios a novos crescimentos da urbe.

Na segunda foto deste texto, podemos ver a localização, exacta, dos terrenos que, há 30 anos, aguardam urbanização competente. Só é cego aquele que não quer ver e será crime de lesa crescimento da cidade se ele assim continuar, apenas e só para empatar dinheiro. Senhoras imobiliárias, olhem para estes terrenos com olhos de ver. Porque é que, há tantos anos, isto assim continua, sem que o Município pressione os “donos” (disto tudo) para uma obra de crescimento de Tondela que se impõe há muito?