FICTON À PORTA com receitas a reverter para duas associações da região

A realização da FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela, chega a 11 de Setembro e prolonga-se até ao dia do Feriado Municipal, com as receitas das entradas a reverter em favor de duas associações de Vila Nova da Rainha.

Impondo-se como a grande montra das potencialidades económicas do concelho de Tondela – a FICTON realiza-se de 11 a 16 de Setembro, com muita música, gastronomia, perto de duas centenas de expositores e várias novidades, entre as quais um conceito ambientalista: a utilização de um copo reutilizável.

Durante a conferência de imprensa de apresentação, que decorreu ao final da manhã do dia 4 de Setembro, junto ao Pavilhão Municipal, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, destacou que este “é o maior acontecimento cultural e de animação que se realiza no concelho de Tondela”.

Tal acontecimento “assenta na capacidade de se mobilizarem as parcerias, na capacidade de se agregarem e envolverem instituições”, acrescentou.

Entre as novidades desta edição está também a Tenda das Freguesias, onde as 19 juntas e uniões de freguesia do concelho estarão concentradas para apresentar o que de melhor poderá encontrar neste vasto território, seja em termos de potencialidades, tradições ou gastronomia.

Em vez dos tradicionais bilhetes, os visitantes terão este ano pulseiras para entrar no recinto.

Aquele que é maior evento cultural e económico promovido pelo Município de Tondela, que assinala este ano a sua 27.ª edição, decorre até 16 de Setembro, dia em que se assinala o feriado municipal.

  • FESTA DO FRANGO ABRE O CERTAME

Para a noite de abertura está a ser preparada a Festa do Frango, que serve para dar relevância a um dos produtos endógenos de maior referência do concelho, estimando-se que nesta noite sejam servidas, gratuitamente, mais de mil refeições à população presente, como tem sido tradição, numa clara aposta da gastronomia local.

Ao longo de seis dias, a FICTON apresenta um programa musical de topo, passando pelo palco nomes como Ana Moura, Toy, Virgul, Amor Eletro, Anjos ou Karetus, a par de actuações de vários talentos locais.

O recinto da FICTON contará com as tradicionais “Tasquinhas”, dinamizadas pelo movimento associativo, no sentido de promover a nossa gastronomia. Para além das nove “Tasquinhas”, 16 associações do concelho estarão também  a explorar os bares.

Em paralelo, teremos as exposições das diferentes estruturas socioeconómicas, que estarão dentro e fora do Pavilhão Municipal.

Será ainda dado um grande enfoque aos produtos locais, nomeadamente ao artesanato, tanto o tradicional como o contemporâneo, e à produção agroalimentar, entre outros.

Já para o espaço “Ao’Sabor” estão previstas várias provas de vinhos e ‘showcookings’, com destaque para o chef Hélio Loureiro e para a chef Isabel Santos (Sr. Bacalhau).

Para além do espaço das diversões, está também previsto um espaço dedicado aos mais pequenos.

  • DIA DAS FREGUESIAS, a 13 de Setembro

A programação da FICTON inclui também um dia dedicado às freguesias (13 de Setembro) e a sessão de entrega de prémios aos melhores alunos das escolas do concelho (12 de Setembro).

A 7ª Caminhada Fresenius Kabi decorre na manhã do  dia 15 de Setembro, estando também prevista para este dia, a homenagem  aos Mortos do Ultramar no monumento,  o 37° aniversário da Associação Nacional  dos Combatentes do Ultramar e a comemoração dos 117 anos da Sociedade Filarmónica Tondelense.

  • DIA DO MUNICÍPIO E OS 96 ANOS DOS
  • BOMBEIROS DE TONDELA

No último dia da FICTON, em que se assinala o Dia do Município, terá lugar a entrega dos galardões municipais, para além de se assinalar do 96º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tondela. Ao final da tarde tempo ainda para um desfile de moda – “Tom d’Fashion”.

Este ano três dos seis dias terão entrada paga (dia 12, 13 e 14 de Setembro), com valor de dois euros/dia.

As receitas destas entradas terão fins solidários, revertendo para duas associações – a Associação Humanitária e Cultural de Vila Nova da Rainha e a Associação Recreativa da Gândara, da mesma freguesia – atingidas por incêndios: uma em Outubro de 2017 e a outra em Janeiro de 2018.

  • PROGRAMA VARIADO 

Do programa dos vários dias, destacamos a actuação da Filarmónica Tondelense, na abertura da FICTON, a sessão da entrega de prémios aos melhores alunos das escolas do concelho (dia 12), a visita à Feira das Freguesias (dia 13), apresentação do plano municipal da juventude (dia 14), Caminhada da Fresenius Kabi, homenagem aos combatentes do Ultramar, comemoração dos 117 anos da Filarmónica Tondelense, com um encontro de Bandas (dia 15), a comemoração do Feriado Municipal, a festa litúrgica de Santa Eufémia com missa, procissão e cortejo, sessão solene evocativa do aniversários dos Bombeiros, desfile motorizado dos bombeiros e sessão solene do Feriado Municipal, com entrega de galardões (dia 16) e ainda provas de vinhos, no espaço Ao Sabor.

  • MEDALHA DE OURO MUNICIPAL PARA
  • A PRESIDENTE DA CCDRC

Em tempo de perguntas e respostas, José António de Jesus lembrou que este ano, a realização da FICTON tem um custo de 250.000 euros, sendo 100.000, só para a produção logística, havendo, no recinto, nada menos de 180 stands, sendo esperados cerca de 60.000 visitantes.

No Dia do Município, serão distinguidas personalidades de merecimento, segundo a autarquia, contemplando o padre tondelense António José de Figueiredo Marques, pároco de S. João do Monte, Mosteirinho e Varzielas e Fundação de Taiwan (medalha de prata de Mérito Municipal) e Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC (medalha de ouro).

Para o presidente do Município, “a FICTON é a afirmação da marca do nosso território”, o mesmo que dizer do concelho de Tondela.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »