FICTON – A GRANDE MONTRA DE TONDELA – recebeu cerca de 50 mil pessoas

tempo de leitura: 4 minutos

A FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela registou, este ano, cerca de 50 mil visitas, em apenas seis dias.

De ano para ano, a FICTON ganha público, sinal evidente da sua cada vez maior pujança económica e social na região. De acordo com uma nota do Município de Tondela, de 11 a 16 de Setembro, “a música, a gastronomia e os mais de 180 expositores, serviram de pretexto a milhares de pessoas, que não quiseram deixar de participar naquele que é o maior acontecimento cultural e de animação que se realiza no concelho de Tondela”.

No dia do arranque do certame, em que decorreu a Festa do Frango, passaram pelo certame cerca de 9 mil pessoas, uma marca que acabaria por ser ultrapassada no dia 15 de Setembro, em que subiram ao palco os Anjos.

No dia em que se registou a maior enchente, com mais de 10 mil visitantes, passaram ainda pelo palco principal os Infantes, para além da Mariana Café e Daniel Coelho no palco da gastronomia.

  • FICTON – UM VERDADEIRO SUCESSO

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, a edição de 2019 da FICTON foi um verdadeiro sucesso.

Contámos com um programa musical de topo, passando pelo palco nomes como Ana Moura, Toy, Virgul, Amor Eletro, Anjos ou Karetus, a par de actuações de vários talentos locais. Também os bares e as tasquinhas – exploradas pelo nosso movimento associativo – estiveram sempre cheios, assim como o espaço “Ao’Sabor””, apontou.

Nesta 27.ª edição da FICTON foi introduzido um conceito ambientalista, com a utilização de um copo reutilizável, com o custo de um euro.

“Esta foi uma aposta vencedora, tendo em conta a adesão dos visitantes a este conceito e a quantidade de lixo que se conseguiu evitar ao longo destes seis dias”, referiu ainda.

Este ano, três dos seis dias tiveram entrada paga (dias 12, 13 e 14 de Setembro), com valor de dois euros/dia.

Os Amor Eletro, que actuaram a 14 de Setembro, registaram a maior afluência em dias pagos, sendo adquiridos cerca de 6 mil bilhetes nesse dia. A este número acrescem ainda as entradas de expositores, elementos das tasquinhas ou bares.

As receitas destas entradas revertem para duas associações atingidas por incêndios: uma em Outubro de 2017 e a outra em Janeiro de 2018, ambas de Vila nova da Rainha.

A FICTON, organizada pelo Município de Tondela, promete regressar em 2020, com um cartaz musical com grandes nomes da praça nacional, gastronomia e muitas novidades.

  • FREGUESIAS TRAZEM “BANQUETE”
  • À CIDADE

O Dia das Freguesias, realizado em sexta-feira, 13 de Setembro, ficará marcado nos anais da história da FICTON, pois todas freguesias presentes, desde a serra ao vale, quiseram trazer aquilo que melhor têm, em termos de gastronomia, deliciando todos aqueles que visitaram o local do repasto, junto ao pavilhão do concelho.

Com efeito, a partir das 19h00, depois do presidente do Município, na companhia de

autarcas e outros convidados, ter dado a volta a todas as representações, onde eram mostradas as suas potencialidades, foi posta uma mesa farta, repleta de todas as iguarias que as aldeias deram a degustar em Tondela.

Para além de tantas coisas, não faltaram os peixes do rio, o mel, os queijos, os rojões, os carolos e o cabrito, estes trazidos pelas confrarias do concelho, nomeadamente do Cabrito da Serra do Caramulo e das Papas de Milho, de Canas de Santa Maria.

Vieram excelentes vinhos de todas as proveniências, entre eles, os das colheitas dos próprios presidentes de Junta. Também, diariamente, uma outra festa bem notória, foram os ganhos das associações presentes, servindo muitas centenas de refeições, igualmente com óptima gastronomia. Foi um enorme sucesso, esta autêntica mostra da gastronomia tondelense que, para o ano, promete ser ainda maior e melhor.

Outro enorme sucesso, foi o espaço “Ao’Sabor”, onde os amigos se reuniam em franca cavaqueira, sorvendo as delícias do Dão, de várias proveniências.além das outras delícias, como eram aquelas confeccionadas pela chef Isabel Santos (Sr. Bacalhau), chef João Coimbra (Escola Profissional) e chef Hélio Loureiro.