ESCOLA PROFISSIONAL DE TONDELA PROMOVE DIA DAS EMPRESAS com grande sucesso

A Escola Profissional de Tondela (EPT) promoveu na última sexta-feira, dia 3 de Maio, nas suas instalações, o “Dia das Empresas”, que se constituiu como um evento de uma importância extraordinária.

Trata-se de uma iniciativa, que a direcção da Escola, a que preside Miguel Rodrigues, pretende institucionalizar anualmente, tendo como objectivo “aproximar a Instituição e toda a sua comunidade educativa ao tecido empresarial do Concelho de Tondela e de outros Concelhos da Região, especialmente nas áreas de oferta formativa promovidas pela Escola, criando uma rede de contactos e parcerias e proporcionando aos jovens alunos janelas de oportunidade para a sua inserção no mercado de trabalho”.

Ao longo do dia, o evento apresentou um formato de feira de emprego, de projectos ou de estágios curriculares proporcionando-se, dessa forma, a oportunidade aos alunos finalistas e diplomados de se candidatarem às ofertas de emprego apresentadas pelas entidades empresariais participantes e, por outro lado, permitiu um contacto antecipado com o mundo do trabalho por parte dos jovens alunos.

Empresas admitem cada vez mais formandos da EPT

Ao mesmo tempo, realizaram-se sessões de recrutamento, nas quais as empresas tiveram contacto directo com os candidatos, que poderiam entregar o seu CV ou realizar, de imediato, uma pequena entrevista.

Paralelamente, no auditório da EPT, as empresas presentes na iniciativa, puderam realizar uma apresentação da sua actividade, das suas propostas de estágio e do perfil das suas necessidades de contratação.

Os intervalos entre as apresentações foram, igualmente, momentos de plena interactividade, propiciando aos intervenientes a promoção do networking.

Tondela – território fortemente industrializado

Das empresas presentes, ficou reforçada a ideia de que o concelho de Tondela é um território fortemente industrializado, com empresas de tecnologia de ponta, viradas inteiramente para a exportação, com as mais fortes a aumentarem as suas instalações, os seus postos de trabalho e o seu volume de negócios.

Também as instituições locais, a Santa Casa da Misericórdia, ali representada por Carlos Cunha, seu provedor e a ACERT, através de Luís Tenreiro e Pompeu José, se deram a conhecer e a deixar claro que, como outras existentes, são uma mais-valia nesta região do interior do país, que se quer afirmar, cada vez mais, de “primeira”, tanto na cultura como no desporto.  

A ACERT forma hoje uma equipa de 15 profissionais onde, para além do teatro, tem os sectores desportivos de karaté, basquetebol e escalada. O Trigo Limpo, teatro ACERT realiza em itinerância, mais de 85% das suas actividades, numa média de 90 espectáculos por ano. Companhia internacionalizada, está presente em 10 países, em África, em Moçambique, em Cabo Verde e em 5 cidades do Brasil.

ACERT quer tratamento igual ao das companhias de Lisboa ou Porto

Com apoios institucionais da DGartes e da Câmara Municipal de Tondela, com o reconhecimento público de várias entidades, a ACERT consegue duplicar as verbas recebidas e que, por tudo aquilo que representa para a região e para o país, justifica, amplamente, que seja tratada ao nível das companhias de Lisboa, Porto, ou de outras cidades importantes.

As empresas, as instituições e os convidados, tiveram a oportunidade de degustar um excelente almoço volante, inteiramente confeccionado na Escola Profissional de Tondela, que serviu para estreitar, ainda mais, os laços de cumplicidade ente o modelar estabelecimento profissional de ensino com a comunidade envolvente.

Tratou-se de um dia grande na cidade e que, mais uma vez, sublinhou a importância do concelho de Tondela ao nível económico, social e cultural em toda a região e que se afirma, cada vez mais, como motor de desenvolvimento.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »