CLUBE ROTÁRIO DE TONDELA RECEBEU A VISITA DO GOVERNADOR DO DISTRITO ROTÁRIO

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 5 minutos

ZÉ BEIRÃO  –  Na sua visita ao Rotary Clube de Tondela, nesta terça-feira (16 de Julho), o presidente do Distrito Rotário 1970 incentiva a criação de um clube INTERACT jovem para que possam desenvolver capacidades de liderança e intervenção cívica

José Carvalhido da Ponte, durante a sua visita a Tondela, cidade onde se deslocaram mais de meia centena de associados de clubes rotários de vários pontos do país, abrangidos pelo Distrito 1970, não se cansou de deixar a sua mensagem da filosofia de vida deste movimento internacional, sob o lema “dar de si antes de pensar em si”.

Esta foi a primeira visita oficial do novo governador do Distrito Rotário 1970, e logo em Tondela, depois de assumir funções, seguindo-se agora um périplo por outras cidades onde estão implantados Clubes Rotários.

ESTIMULAR O IDEAL DE SERVIR

Nos Paços do Concelho, José Carvalhido da Ponte, foi recebido pelos vereadores Sofia Ferreira e Miguel Torres, havendo, aqui, uma troca de lembranças, como é da praxe nestas visitas à nossa Domus Municipalis.

Recorde-se que o grande objectivo do Rotary passa por” estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo o empreendimento digno”. Tem como missão “servir o próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundiais, por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e sociais”.

O presidente do Distrito Rotário, na reunião conjunta com o director da Escola Profissional de Tondela, Miguel Rodrigues e restantes membros directivos, com os dirigentes do Rotary Clube de Tondela, à frente dos quais, o seu actual presidente Augusto Almiro, tomou conhecimento das actividades e valências daquele modelar estabelecimento de ensino, dadas a conhecer numa das salas de trabalho daquele que, no passado, foi também o modelar Colégio Tomaz Ribeiro.

  • FORMANDOS DA EPT COM GARANTIA
  • QUASE TOTAL DE ENPREGO

O director da escola, colocou em destaque o papel fundamental da EPT, no processo formativo de centenas de alunos de várias zonas do distrito e ainda do antigo Ultramar, praticamente com a garantia quase total de colocação no mercado de trabalho, conseguindo as turmas necessárias ao seu funcionamento e, para tanto, a escola dispõe de transportes, fornece alimentação e alojamento local.

O governador do Distrito Rotário 1970, teve, aqui, a oportunidade de exortar a EPT, em dar corpo à criação de um Clube INTERACT, destinado a jovens dos 12 aos 18 anos, com vista às oportunidades de desenvolver capacidades de liderança e de intervenção cívica, além de incentivar o clube local para admissão de novos associados, nas mais distintas profissões em todas as áreas.

Falou, ainda, no intercâmbio que poderá ser realizado, com vários jovens de outros países, na troca de experiências, conhecendo outros jovens, outras gentes, com custos reduzidos.

  • MOVIMENTO ROTÁRIO CADA VEZ
  • MAIS FORTE E UNIDO

Depois de uma reunião de trabalho no local, com os rotários de Tondela, teve lugar o jantar-convívio, no Restaurante “3 Pipos”, subúrbios da cidade, que juntou mais de 50 convivas, entre companheiros de vários pontos do país e convidados, cumprindo-se o tradicional ritual de funcionamento destes encontros, onde as figuras principais de Rotary, têm o seu papel próprio e insubstituível.

No caso vertente, Filomena Matos, responsável pelo protocolo, mostrou a sua enorme satisfação, com tantas presenças, afirmando que era “um prazer ter uma casa cheia”, deixando claro que o movimento rotário “está cada vez mais forte e mais unido”.

Na altura, deu uma boa notícia, a de que a Universidade Sénior, criada pelo RCT, já tem instalações de trabalho, cedidas pela Junta de Freguesia no seu edifício da Rua Pintor Pedro de Figueiredo., passando a dispor de condições ideais de trabalho.

Antes do repasto, foi exibido um vídeo em que o presidente do Rotary Internacional Mark Daniel Maloney exortou os rotários de todo o mundo a interagirem com a sociedade, contribuindo, com a sua quota-parte, para o seu bem-estar social e material.

DISTRITO ROTÁRIO COM CERCA DE 90 CLUBES

Na altura própria, José Carvalhido da Ponte, disse que o Distrito Rotário 1970, tem cerca de 90 clubes, em que, todos os anos, é eleito um governador que, por seu tuno, visita os clubes, o qual, por sua vez, representa o Rotary Internacional em cada distrito. Nas suas visitas, ele deixa incentivos de trabalho e toma contacto com as suas dificuldades.

Falando na filosofia de vida em Rotary, recordou a chamada prova quádrupla, que se baseia em quatro pressupostos que devem ser seguidos com todo o rigor, nomeadamente, quanto à verdade que se coloca em tudo o que os rotários devem fazer, a certeza de que é justo para todos os interessados o que pensa e quer fazer ou dizer, num espírito de justiça, a certeza que criará boa-vontade e melhores amizades, devendo provar o seu desejo de servir, mesmo que isso custe trabalho e dedicação e ainda de que será benéfico para todos, aquilo que pensam, ou querem fazer ou dizer, pois o importante é levar a todos o benefício dos seus actos.

Um dos grandes combates a nível mundial, é a erradicação da POLIOMIELITE, de tal forma que, dos 350.000 casos ano em 125 países, em 2018 a OMS identificou apenas 3 dezenas no Afeganistão e no Paquistão.

Outros rotários presentes tiveram a oportunidade de usar da palavra, com o presidente Tito Almiro a agradecer a presença de todos e que, naturalmente, irá procurar aumentar o número de rotários no clube de Tondela, como teria sugerido o Governador do Distrito Rotário 1970.

  • O Rotary Clube de Tondela é composto, na sua direcção, pelos seguintes elementos:
  • Presidente – Augusto Almiro; Tesoureiro – Lisete Gonçalves; Secretário – Felisberto Figueiredo; Protocolo – Filomena Matos.
  • NÚMEROS NO MUNDO ROTÁRIO
  • 35.981
  • Clubes Rotários
  • 528
  • Distritos Rotários
  • 217
  • Países onde estão implantados
  • 1.227.585
  • Associados designados por
  • companheiros
  •  
  • O ROTARY CONECTA O MUNDO…