TONDELA NA ROTA DA ESTRADA NACIONAL 2

tempo de leitura: 4 minutos

Ministro das Infraestruturas passou na cidade na sua viagem pela EN2

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, passou esta quarta-feira (22 de outubro) por Tondela, no âmbito da viagem que o governante está a fazer pela Estrada Nacional (EN) 2, aquela que é uma das vias mais emblemáticas do país.

Nesta passagem por Terras de Besteiros, o ministro foi acompanhado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e os vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado e Francisco Fonseca receberam os governantes neste roteiro que passou pelo segundo concelho mais importante do distrito.

A comitiva reuniu-se junto ao marco da EN2, nas proximidades do Palácio da Justiça da cidade e do Largo Professor Doutor Anselmo Ferraz de Carvalho, tendo passado pelo Posto de Turismo para carimbar o passaporte da EN2 e pelo Museu Terras de Besteiros.

A presidente da Câmara de Tondela aproveitou este roteiro e a passagem do ministro Miguel Pinto Luz pelo concelho para partilhar algumas preocupações relativas ao evoluir das candidaturas ao «Primeiro Direito», bem como a projectos importantes para o desenvolvimento do concelho e da região como é o caso do Planalto Beirão – AMRPB.

“Ver para Fazer” dá o mote a este roteiro ministerial pela EN2, atravessando 35 municípios, numa iniciativa organizada com o objectivo de fazer uma radiografia das necessidades destas zonas do interior do país e de ouvir dos autarcas dos concelhos atravessados pela estrada, nomeadamente sobre os problemas com que estes se deparam e também as suas propostas, ideias e necessidades ao nível das infraestruturas, mobilidade e habitação, entre outras áreas.

No âmbito dos 80 anos da Estrada Nacional N.2 e com a determinação de “Ver para Fazer”, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz esteve em Tondela.

Durante o encontro com a Presidente da Câmara Municipal, Carla Borges, registou-se ainda a apresentação dos principais eixos de investimento da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, em articulação com o Secretário Executivo José Portela (na foto à direita). O tema das acessibilidades continua a ser uma prioridade para o território.

NOTA DA REDACÇÃO – O momento deveria ser muito importante, na medida em que, ao nível das infraestruturas, o concelho de Tondela vai “marcando passo” em várias áreas, como a falta de habitação a custos controlados, o problema mais gritante da cidade e região, além de que, as verbas do PRR têm tido muita dificuldade em chegar a estas Terras de Besteiros, Terras de Tondela, como as titulamos.

Além da aquisição de casas devolutas e em ruinas, onde o Município deve intervir, com tantas na zona histórica da cidade e noutras aldeias, impunha-se a edificação de um bairro social e espaços para isso abundam, acabando-se, até, com alguns feios, negros e inestéticos muros, cuja longevidade remonta a séculos passados.

Depois, as obras do Centro de Saúde, que nunca mais andam, a requalificação da Escola C+S de Campo de Besteiros, o novo acesso à Zona Industrial Municipal de Tondela no Lajedo (Santiago de Besteiros), a ultimação das envolvências ao Cemitério Municipal, que já estão a parecer mal, a requalificação da estrada entre Canas de Santa Maria e a Lomba, em Tondela, criando passeios e iluminação condigna, sem esquecer o acabar da fialhada dos velhos e caducos postes de cimento e de madeira, que sustentam os cabos telefónicos e outras telecomunicações. Já deveria estar tudo enterrado, inclusivamente, noutros locais da cidade e subúrbios.

Depois, também, as estradas quase todas escaqueiradas, sem esquecer a remodelação da Estrada Nacional 230 entre Tondela e o Caramulo, endireitando onde puder ser e alargando curvas apertadas, onde as guardas vão sendo todas derrubadas, pelos imensos camiões que a cruzam, pois a via não é apenas turística, também é económica. E que se cumpram, de uma vez por todas as promessas anteriores com a requalificação da Rua Viscondessa de Tondela, Travessa da mesma para a Av. Sá Carneiro e a Rua do Chaves, a ligar à Avenida das Comunidades.

Enfim, Tondela e seu concelho merecem bem mais do que aquilo que o Estado lhes tem dado, devendo ser o segundo concelho, a nível do distrito, que dá mais dinheiro para o erário público.

“VER PARA FAZER”, foi o mote do ministro. Então façam, caramba…