
Numa tarde fria e cinzenta, a equipa auriverde, recebeu, neste último sábado (17 de Março), no Estádio João Cardoso, a equipa do Marítimo. Começou bem, marcou primeiro e acaba mal, muito mal, com graves erros defensivos e muita ingenuidade…
CD TONDELA: Não se é “infeliz” quando se facilita em zona proibida…
O grupo da casa entrou melhor no jogo, deixando confuso o adversário e aos 10 minutos Miguel Cardoso abre o activo, a que Amir não pode evitar. Nessa altura, tudo parecia que a equipa de Pepa queria, neste encontro, ultrapassar a barreira psicológica dos 30 pontos e, com 32, se ganhasse, tudo seria mais fácil para as restantes 7 jornadas que ficam a faltar para o términus do campeonato.
Mas assim não aconteceu porque, após o golo, com os auriverdes deslumbrados, deram facilidades demais aos dianteiros insulares, onde Joel, com dois golos, facilitados pela defesa, deu a volta ao resultado e arrecadando os três pontos para a sua equipa.
É fatal. Quando o último reduto tondelense começa a trocar muitas bolas entre si, não despachando o esférico para a frente, a servir os colegas mais adiantados no terreno, aparecem os visitantes a tomar posse da bola e a fazer estragos, com Cláudio a ser o último batido.
Antes do intervalo, Joel empata e logo poucos minutos depois do descanso, volta a marcar e a facturar. A partir daí, só deu Marítimo e já perto do final, é que a equipa de Pepa tem alguma reacção ao resultado negativo, mas sem a menor eficácia.
Nos balneários, Pepa disse que se tratou de “um dia infeliz”…
CASOS DO JOGO
O primeiro golo do Marítimo foi anulado num primeiro momento, pois tanto para o auxiliar do lado sul e para o árbitro, Joel estava em posição de fora-de-jogo. Recorrendo, depois, ao VAR, o golo é validado.
No final da segunda parte, pede-se penalti na área do Marítimo, com um jogador da casa no relvado. Aqui, o VAR diz que não existe falta para grande penalidade.
Além de que o 2.º golo do Marítimo é precedido de falta ofensiva de Joel sobre o defesa Jorge Fernandes, que teve uma actuação péssima. O jogador da casa está a controlar a bola no ar, quando o adversário mete o cotovelo esquerdo no braço direito do Jorge e ganha, assim, a posição para se encaminhar para a baliza, enquanto o auriverde cai e fica a queixar-se de que foi impedido de chegar à bola. Mas ninguém quis ver, nem o árbitro que estava perto, nem o auxiliar do lado da bancada norte, nem muito menos o VAR.
Deixamos estas situações aos comentadores das televisões…
- JOGO: Estádio João Cardoso, em Tondela
- ÁRBITRO: Jorge Sousa (Porto)
- ASSISTENTES: Álvaro Mesquita e Nuno Manso. Rui Silva quarto árbitro. Carlos Xistra vídeo-árbitro e assistente José Braga.
- AO INTERVALO: 1-1
- MARCADORES: Miguel Cardoso (10’) e Joel (41’ e 53’)
- DISCIPLINA: Cartão amarelo para David Bruno (52’), Hélder Tavares (57’) e Pablo (90+2’)
TONDELA, 1
- Cláudio Ramos; Joãozinho, Ricardo Costa, Jorge Fernandes, David Bruno; Hélder Tavares, Bruno Monteiro, Miguel Cardoso, Tyler Boyd; Pedro Nuno, Tomané.
- SUPLENTES: Ricardo Janota, Moufi, Claude Gonçalves, Juan Delgado, Joca, Ícaro, Heliardo.
- SUBSTITUIÇÕES: Tyler Boyd por J. Delgado (57’), Pedro Nuno por Heliardo (57’) e Hélder Tavares por Joca (76’)
- TREINADOR: Pepa
MARÍTIMO, 2
- Amir; Rúben Ferreira, Pablo, Zainadine e Bebeto; Jean Cléber, Baiano e Correa; Ricardo Valente, Joel e Rodrigo Pinho.
- SUPLENTES: Charles, Erden, Ghazaryan, Gamboa, Diney, Fábio China e Everto.
- SUBSTITUIÇÕES: Correa dá o lugar a Ghazaryan ( 78’), Rodrigo é substituído por Erden (86’) e Ricardo cede o lugar a Dinei (88’).
- TREINADOR: Daniel Ramos.
- RESULTADOS DA JORNADA 27.ª
- TONDELA – Marítimo 1-2
- Setúbal- Portimonense 1-1
- Estoril. P. Ferreira 1-1
- Feirense – Benfica 0-2
- Guimarães – Aves 2-1
- Belenenses – Moreirense 1-2
- Porto – Boavista 2-0
- Chaves – Braga 1-4
- Sporting – Rio Ave 2-0
- PRÓXIMA JORNADA 28.ª
- P. Ferreira – Chaves
- Rio Ave – Estoril
- Marítimo – Feirense
- Portimonense – Moreirense
- Aves – Setúbal
- Belenenses – Porto
- Benfica – Guimarães
- Boavista – TONDELA (sexta-feira, 30 de Março às 20h30)
- Braga – Sporting









