EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE ARTESANATO INAUGURADA ao som dos cavaquinhos de Nandufe

tempo de leitura: 2 minutos

O Mercado Velho de Tondela acolhe, até dia 29 de Março, uma exposição colectiva de artesanato, que conta apenas com expositores do concelho. 

Nesta mostra estão patentes 14 expositores, que vão desde a cestaria, madeiras, linho, tanoaria, pintura, burel e barro negro até ao ponto cruz e arraiolos.

Durante a cerimónia de inauguração da XVI exposição colectiva de artesanato do concelho de Tondela, que decorreu na passada sexta-feira (16 de Março) ao som dos Cavaquinhos de Nandufe, o vereador da Câmara Municipal de Tondela, Pedro Adão, congratulou-se com a disponibilidade dos artesãos.

“Este ano temos um conceito diferente, com a alteração da fisionomia da exposição, visto que teremos segunda-feira (dia 19 de Março) uma mesa redonda neste mesmo espaço”, destacou.

  • “Artesanato, um elemento
  • Inovador” em mesa redonda

Intitulada “Artesanato, um elemento inovador!”, esta mesa redonda contou com quatro convidados, a saber:

Director do Centro de Emprego Dão Lafões, Gonçalo Ginestal, com as “Medidas de Apoio e Financiamento às Artes e Ofícios Tradicionais, através do programa de Promoção de Artes e Ofícios” e o presidente da direcção da Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro, João Mário Amaral, com ‘Artesanato 360 Graus’.

O terceiro convidado da tarde foi Fernando Gaspar, coordenador do Gabinete para a Promoção das Artes e ofícios CEARTE, que abordou o tema da “Carta de Artesão e Certificação de Produtos Artesanais”.

A última intervenção foi levada a cabo por Filipe Simões, que trouxe um testemunho de sucesso, de quem passou de artesão a empresário na área da marcenaria/carpintaria.

A moderação esteve a cargo do vereador da Câmara de Municipal de Tondela, Pedro Adão. A fechar a tarde, foi exibido o filme “Soenga – Método Tradicional de Cozedura de Louça Preta”.