EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA no Posto de Observação da Natureza de Jueus (CEISCaramulo)

No Posto de Observação da Natureza de Jueus está patente a exposição de fotografia – “Pequenos Paraísos”, da autoria do fotógrafo amador Fernando Alegre.

Esta exposição é composta por dezanove fotografias da Serra do Caramulo, de locais próximos de Jueus, encontrando-se aberta ao público até finais do mês de Abril.

Fernando Alegre, nasceu em Anadia (1967). Torneiro mecânico de profissão, nos tempos livres dedica-se à fotografia ou às longas viagens de bicicleta. É um homem das montanhas. É com elas que se identifica e encontra o sentido da vida, como ele próprio afirma.

Sobre esta exposição Fernando Alegre escreve o seguinte: “A natureza é a principal responsável pela aventura pelo mundo da fotografia. É com ela que desenvolvo os processos de experimentação de planos e técnicas e, assim vou descobrindo os segredos das máquinas e das imagens que capto, enquanto isso vou assimilando os dons da paciência, da perseverança e da esperança (…)

Esta viagem fotográfica iniciou com objectivos evasivos: partir em busca de espaços de liberdade, silêncio, deserto… capazes de abstraírem-me da desordem quotidiana.

Busquei refúgio em mundos condenados à ruína, embrulhados em matagais, postos ao abandono e no meio deste desesperante caos encontrei os meus pequenos paraísos mergulhados em ambientes encantadores, bálsamos de paz e silêncio… Este punhado de fotografias testemunha os muitos paraísos por onde deambulei, muitos deles já recentemente desaparecidos: incêndios, tempestades, abandono, negligências… puseram termo a alguns lugares fotografados, apenas restam as imagens e o profundo pesar de um património desaparecido. Este punhado de fotografias é muito mais que umas simples imagens captadas por uma máquina, são acima de tudo uma transcendência do meu espírito”.

Dos dados técnicos relativos à exposição, destacam-se as seguintes informações: 19 Fotografias / Fotografia digital a cores. Paisagem rural. / Suporte em papel Fujicolor Crystal Archive Paper Supreme HD. / Dimensão da fotografia 40×60 / Dimensão da moldura 55×75.

Quem pretender mais informação sobre a exposição pode contactar o CEISCaramulo, através do email ceiscaramulo@gmail.com ou através do seguinte número de telemóvel: 96 6717360.

O CEISCaramulo agradece ao fotógrafo Fernando Alegre toda a colaboração e a cedência dos materiais que tornaram possível esta exposição.

CEISCaramulo – Pedro Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »