ALUNOS DE TONDELA SENSIBILIZADOS para a poupança da água

A associação ambientalista Quercus lançou um desafio de sensibilização para a problemática da água junto de alunos de dois agrupamentos das principais regiões do país afectadas pela seca em 2017: o AE de Redondo e o AE de Tondela Tomaz Ribeiro.

De acordo com uma nota informativa do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro “a Educação Ambiental sempre foi uma prioridade no Agrupamento, com o desenvolvimento de múltiplos projectos como o Rios (Aspea) e o Renascer das Cinzas, o Clube Prosepe, entre outros, com impacto significativo na formação da comunidade educativa. Este ano lectivo o Clube do Ambiente desenvolve os vários projectos de Educação Ambiental do agrupamento e tenta envolver o maior número de alunos das várias escolas”.

“Quanta água podes poupar num minuto”

É pois neste enquadramento que surge o convite da Quercus. Esta associação ambientalista lançou o desafio a dois agrupamentos do país, tendo sido o agrupamento Tomaz Ribeiro um dos escolhidos, para desenvolverem o projecto “QUANTA ÁGUA PODES POUPAR NUM MINUTO?”, apoiado pelo Fundo Ambiental.

O objectivo principal deste projecto é “sensibilizar a comunidade escolar para a urgência de fazer um consumo racional, consciente e responsável da água no quotidiano, algo que ganha especial relevância, após a situação de seca extrema e severa que o país atravessou em 2017 e no início de 2018, sendo a nossa região uma das mais afectadas”.

Um recurso essencial

Pretende-se que o projecto “contribua para integrar estes temas prioritários nos programas curriculares e mostrar como o cumprimento destas metas está directamente ligado à nossa capacidade de adoptar hábitos de gestão, consumo e regeneração mais responsáveis deste recurso essencial. Assim, pretende-se trazer estes temas para o debate, pela mão e voz dos próprios alunos, através de uma abordagem estimulante, apoiada em novos formatos e estratégias de comunicação audiovisual”.

Os alunos do 8.º ano das escolas do agrupamento Tomaz Ribeiro (Escola Secundária de Tondela, EB do Campo de Besteiros e EB do Caramulo) vão ser incentivados a elaborar reportagens sobre o consumo eficiente de água. Com base em materiais pedagógicos preparados pela Quercus e com orientação dos docentes, os alunos participantes vão escrever os seus guiões e apresentar vídeo-reportagens de um a três minutos sobre o potencial de poupança de água na sua escola.

No final, os vários vídeos produzidos em cada escola servirão como guias de poupança de água nesses espaços, sensibilizando a comunidade escolar e servindo de matriz para outras instituições de ensino e outros ambientes do quotidiano, e serão publicados no endereço digital oficial do projecto.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »