
Ao conseguir derrotar o Sporting por 2-1, na última segunda-feira (7 de Janeiro) o Desportivo de Tondela deu um passo de gigante na luta pela manutenção e já soma 18 pontos, numa posição muito mais confortável na pauta classificativa.
Perante uma equipa poderosa, como é o Sporting, agora treinada por um holandês, os beirões não se atemorizaram e lutaram, desde o primeiro minuto até ao final da partida, de igual para igual, mais parecendo que os lisboetas estavam a jogar com um dos “grandes” do futebol português.
Mas não. O Sporting jogou com uma equipa modesta, mas rija, como são os beirões e que, por enquanto, apenas luta pela manutenção.
Com esta vitória justa e bem conseguida da equipa da casa, o Sporting fez “marcha atrás” na conquista do título, com o Futebol Clube do Porto a ficar à distância de 8 pontos e, na próxima ronda, aí o tem em Alvalade, onde se verá quem tem mais “unhas” para tocar a viola do campeonato maior do futebol nacional.
Enquanto isso, o Tondela, na última jornada da 1.ª volta, desloca-se ao estádio do Chaves, onde tudo pode ser possível, esperando-se que, a Trás-os-Montes, se desloquem centenas de tondelenses para puxarem pela equipa da Terra de Besteiros.
JOGO: Estádio João Cardoso, em Tondela
- ASSISTÊNCIA: Mais de 5.000 pessoas
- ÁRBITRO: Nuno Almeida (Algarve)
- ASSISTENTES: António Godinho e Paulo Ramos
- 4.º ÁRBITRO: Carlos Cabral
- VAR/AVAR: Hélder Malheiro e Bruno Jesus
- ÁO INTERVALO: 1-0
- MARCADORES: J. Delgado: (6’); Tomané (74’) e Mathieu (76’)
- DISCIPLINA: Cartões amarelos para Hélder Tavares (11’), Nani (11’), Diaby (14’), Jaquité (28’ e 51’), Tomané (42’), Coates (48’) e David Bruno (60’); Cartão vermelho por acumulação para Jaquité (51’).
- TONDELA, 2 (4x3x3)
- Cláudio Ramos; David Bruno, Ricardo Costa, Ricardo Alves e Joãozinho; Hélder Tavares, Bruno Monteiro (Ícaro 89’) e Jaquité; Xavier (João Reis 86’), Tomané e Delgado (Pité 61’).
- SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Pedro Silva, Patrick, João Mendes e Sabbag.
- TREINADOR: Pepa.
- SPORTING, 1 (4x3x3)
- Renan; Bruno Gaspar, Mathieu e Acuña; Bruno Fernandes, Gaudelj (Fredy Montero 45’) e Wendel; Raphinha, Diaby e Nani (André Pinto 84’).
- SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Salin, Jefferson, Petrovic e Miguel Luís.
- TREINADOIR: Marcel Keizer.
RESULTADOS DA JORNADA (16.ª)
- Belenenses – Guimarães 1-0
- Benfica – Rio Ave 4-2
- Marítimo – Portimonense 2-1
- Moreirense – Aves 1-0
- Braga – Boavista 1-0
- Setúbal – Chaves 0-0
- Feirense – Santa Clara 2-2
- Porto – Nacional 3-1
- TONDELA – Sporting 2-1
PRÓXIMA JORNADA (17.ª)
- Aves – Feirense
- Boavista – Marítimo
- Chaves – TONDELA
- Guimarães – Moreirense
- Rio Ave – Setúbal
- Nacional – Belenenses
- Santa Clara – Benfica
- Portimonense – Braga
- Sporting – Porto