Não foi por falta de adeptos e tondelenses que o Desportivo de Tondela perdeu frente ao Santa Clara, este Domingo, num jogo que teria de vencer (ou mesmo empatar), se ainda queria alimentar o sonho da permanência
Com efeito, uma bela moldura humana enredou o encontro com os insulares, que já estavam fora de ”perigo”, comparecendo cerca de 4000 adeptos, que viram os auriverdes a claudicar em toda a linha, parecendo estarem noutro planeta, que não este, o da I Liga e serem uma “Equipa de Primeira”.
O Desportivo de Tondela, não obstante o aviso do técnico auriverde em jogos anteriores de que não se devia “esfregar o olho” para não se perderem jogos, mostrou-se, simplesmente, uma equipa amorfa, inofensiva, sem grande convicção para arrecadar os três pontos que, praticamente, lhe garantiriam a permanência pela quarta vez consecutiva na prova maior do futebol nacional. Neste encontro não houve a tal “reviravolta épica”, como aconteceu frente ao Portimonense.
Com este resultado, quem ganhou foi o Setúbal e o Chaves, este que foi arrecadar um ponto a Santa Maria da Feira (que lhe pode ser valiosos) e, no próximo encontro, em casa, pode arrecadar mais três frente aos sadinos.
Nas próximas jornadas, o Tondela vai jogar com o Sporting e, no derradeiro embate, perante o seu público, recebe a visita do Chaves, esse mesmo que os auriverdes afastaram da subida. Lembram-se?
MAS HÁ QUEM AINDA ACREDITE NA MANUTENÇÃO
O site do Clube Desportivo de Tondela, no relato que faz do jogo com o Santa Clara, disse que “ficou mais difícil mas ainda não acabou”. E que, perdendo frente ao Santa Clara, “complicou as contas da manutenção na Liga”.
E acrescenta, o responsável pelo site: “Tal como é apanágio nesta casa, aqui ninguém se esconde nem desiste. O dia não foi nosso mas o caminho é só um e todos sabemos o que temos de fazer – reagir e lutar com tudo o que temos pelos seis pontos que estão em disputa no que falta jogar esta época”.
E conclui: “As contas, essas, fazem-se no fim e por isso voltamos a reforçar, ficou mais difícil… mas isto ainda não acabou!”.
Será que, depois de desperdiçar várias oportunidades de vencer os encontros em casa frente a equipas do “seu campeonato”, o Tondela quer ir a Alvalade somar três pontos? Será?
Dos jogos que faltam, quanto aos últimos, tudo aponta para que o Chaves vença em casa o Vitória de Setúbal, enquanto será de crer que o Tondela claudique frente ao Sporting. Neste caso, o Chaves ficaria com 35 pontos e, mesmo que perdesse em Tondela, no campo das hipóteses, manter-se-ia na I Liga.
A única safa do Tondela, passa por vencer os dois jogos que faltam. Tarefa praticamente quase impossível. Perdendo com o Sporting, ao Chaves basta apenas uma vitória mais…
- JOGO: Estádio João Cardoso, Tondela
ASSISTÊNCIA: 3916 espectadores
ÁRBITRO: João Pinheiro - DISCIPLINA: Cartão amarelo a Rashid (26′), Fábio Cardoso (31′), João Lopes (42′), Sergio Peña (88′)
MARCADORES: 0-1 Rashid, 21′ (gp); 1-1 Tomané, 51′ (gp) 1-2 Guilherme Schettine, 66′ 1-3 Rashid, 76′
TONDELA, 1
Cláudio Ramos, David Bruno, Jorge Fernandes, Ricardo Costa, Joãozinho, Murillo, Bruno Monteiro, João Pedro (Sergio Peña, 46′), Xavier (Pité, 46′), Tomané, Patrick Fernandes (Delgado, 73′).
SUPLENTES: Pedro Silva, Ícaro Silva, Pité, Moufi, Sergio Peña, Jaquité, Delgado.
TREINADOR: Pepa.
Santa Clara, 3
João Lopes, Patrick, César, Fábio Cardoso, João Lucas, Francisco Ramos, Chrien (Bruno Lamas, 69′), Rashid, Mamadu Candé (Pablo Lima, 78′), Ukra, Guilherme Schettine (Evouna, 88′);
SUPLENTES: Serginho, Accioly, Santana, Bruno Lamas, Zé Manuel, Evouna e Pablo Lima;
TREINADOR: João Henriques
RESULTADOS DA JORNADA 32.ª
- Porto – Aves 4-0
- Marítimo – Braga 1-0
- Feirense – Chaves 4-4
- TONDELA – Santa Clara 1-3
- Belenenses – Sporting 1-8
- Benfica – Portimonense 5-1
- Guimarães – Nacional 2-2
- Moreirense – Rio Ave 1-2
- Setúbal – Boavista 0-3
- PRÓXIMA JORNADA 33.ª
- Guimarães – Belenenses
- Rio Ave – Benfica
- Portimonense – Marítimo
- Aves – Moreirense
- Boavista – Braga
- Chaves – Setúbal
- Santa Clara – Feirense
- Nacional – Porto
- Sporting – TONDELA
JORNADA 34.ª (ÚLTIMA)
- Feirense – Aves
- Marítimo – Boavista
- TONDELA – Chaves
- Moreirense – Guimarães
- Setúbal – Rio Ave
- Belenenses – Nacional
- Benfica – Santa Clara
- Braga – Portimonense
- Porto – Sporting








