

O Clube Desportivo de Tondela venceu este sábado (22 de Dezembro), o CS Marítimo, da Madeira, por 2-1 e, com a vitória, dá um passo em frente na luta pela manutenção.
Contudo, a vitória não foi nada fácil, na medida em que a equipa auriverde, vestida de branco, só arrumou a questão dos três pontos, ao minuto 88 e, mesmo assim, os insulares, com um jogador a menos, ameaçaram forçar os locais à repartição de pontos.
Tudo bem escusado se os avançados da casa transformassem as oportunidades que tiveram em golos, não obstante na baliza madeirense estivesse um guardião seguro, que evitou, por várias vezes, a violação das suas malhas.
Como quem não marca, sofre, foi o Marítimo que, aos 27 minutos, inaugura o marcador por Rodrigo Pinho, num lance em que a defesa estava desatenta. Mas a reacção não se fez esperar, com Tomané a restabeleceu a igualdade aos 30′, numa jogada construída pelo lado direito do ataque e, logo a seguir, viu um atleta madeirense a evitar o segundo do Tondela, em cima da linha de golo.
Na segunda parte, o Tondela continuou com a sua toada atacante em busca de um resultado positivo, o que nem sempre tem acontecido e, daí, a sua posição na tabela. Chicho Arango, que tinha entrado a substituir Sérgio Peña (a jogar pessimamente), acabou por se tornar o homem do jogo.
Antes do golo, atirou a bola à barra, num lance em que foi assistido por Tomané. Se desta vez o esférico não entrou, aos 88 minutos o Estádio João Cardoso explodiu de alegria, quando o camisola 70 desviou de cabeça para o fundo das redes dos madeirenses, com mo guardião ainda a tocar-lhe.
Curiosamente, o treinador Pepa queria passar o Natal com a sua equipa fora dos lugares de despromoção e assim aconteceu, com alguma felicidade, desejando a massa associativa do clube mais representativo do distrito de Viseu e das Beiras, que rapidamente some mais vitórias para, pelo menos, se guindar a um lugar que o mantenha entre os “grandes” do futebol nacional, sabendo-se, que, esta época, descem três equipas.
No início do jogo, foi entregue a Cláudio Ramos, agora internacional da Selecção, uma camisola comemorativa dos 100 jogos na I Liga e 216 jogos oficiais pelo Desportivo de Tondela.
- JOGO: Estádio João Cardoso, Tondela
ASSISTÊNCIA: 1344 espectadores
ÁRBITRO: Carlos Xistra (Castelo Branco) - AO INTERVALO: 1-1
- MARCADORES: 0-1 Rodrigo Pinho, 27′; 1-1 Tomané, 30′; 2-1 Chicho, 89′
- DISCIPLINA: Cartão amarelo a Lucas Áfrico (13′), Rúben Ferreira (17′), Marco Silva (55′), Xavier (64′), Hélder Tavares (82′), Chicho Arango (88′) e Joãozinho (90’+6′). Cartão vermelho direto a Vukovic (79′);
TONDELA, 1 (4x2x3x1)
- Cláudio Ramos, David, Ricardo Alves (Pablo Sabbag, 85′), Ricardo Costa, Joãozinho, Xavier, Hélder Tavares, Bruno Monteiro, Juan Delgado (Jhon Murillo, 69′), Sergio Peña (Chicho Arango, 61′), Tomané;
Suplentes: Pedro Silva, Jorge Fernandes, João Mendes, Jaquité, Pablo Sabbag, Jhon Murillo, Chicho ;
Treinador: Pepa. - MARÍTIMO, 1 (4x3x3)
- Charles, Bebeto, Lucas Áfrico (Aloísio Neto, 13′), Rúben Ferreira, Marco Silva, Bebeto, Correa, Fabrício, Gamboa, Vukovic, Rodrigo Pinho (Jean Cleber, 84′) e Danny (Tagueu, 58′).
- SUPLENTES: Abedzadeh, Edgar Costa, Jean Cleber, Barrera, Nanu, Tagueu, Aloísio Neto;
- TREINADOR: Petit.
RESULTADOS DA JORNADA 14.ª
- Benfica – Braga
- Feirense – Portimonense 0-1
- Guimarães – Sporting
- Porto – Rio Ave
- Belenenses – Aves
- Moreirense – Boavista
- Nacional – Chaves
- Setúbal – Santa Clara 0-2
- TONDELA – Marítimo 2-1
- NOTA: Faltam jogos
PRÓXIMA JORNADA (15.ª)
- Aves – Porto
- Boavista – Setúbal
- Braga – Marítimo
- Chaves – Feirense
- Santa Clara – TONDELA
- Sporting – Belenenses
- Portimonense – Benfica
- Nacional – Guimarães
- Rio Ave – Moreirense