ÚLTIMAS  |  TRAGÉDIA EM LAGAR DE VINHO CAUSA A MORTE A UM CASAL DO VINHAL (TONDELA)

Casal veio de França para fazer a vindima

Conforme informou o “Beirão Online”, ontem à noite (20/9), um casal que pisava uvas num lagar de vinho, na povoação do Vinhal, freguesia de Lajeosa do Dão, em Tondela, acabaria por morrer vítima de intoxicação por metanol.

António Silva, de 55 anos e Amélia Rafael, de 54, emigrados em França, teriam chegado há poucos dias à sua terra, para fazerem a vindima, como tem acontecido todos os anos.

Ontem, ao final da tarde, a mãe de António, estranhando a sua ausência, foi procurá-lo a casa, tendo encontrado o filho inanimado, junto à mulher, no lagar de vinho. António Silva e sua companheira morreram intoxicados por metanol ao pisar as uvas que tinham vindimado.

Três bombeiros da corporação de Tondela e um popular tiveram de ser assistidos quando tentavam prestar socorros às vítimas. Foram os primeiros a entrar no lagar e também eles foram intoxicados pelos vapores.

Foram transportados por precaução ao Hospital de S. Teotónio, de Viseu.

O alerta foi dado às 19h56 e as equipas de socorro – bombeiros e INEM – tentaram reanimar as vítimas durante 40 minutos, mas sem sucesso. O casal deixa órfão um filho, que trabalha na zona de Viseu.

“É uma tristeza, são pessoas ligadas à vinha que faziam isto todos os anos”, disse a vizinha Maria Amélia, ao CM.