COOPERATIVA VÁRIOS RECEBE CARRINHA DO MUNICÍPIO DE TONDELA

A bênção da carrinha na Vários

ZÉ BEIRÃO  |  Também na acção social, o Município de Tondela, vem contribuindo, na medida das suas possibilidades, para que a vida das instituições do concelho não seja tão difícil, mercê das suas múltiplas actividades no campo da solidariedade social.

Dirigentes da Vários com o P. Câmara

Deste modo, a Câmara Municipal de Tondela, como já o tem feito por outras vezes em relação às várias colectividades e a autarquias do concelho, acaba de contemplar a Vários – Cooperativa de Solidariedade Social, com a entrega de uma carrinha adaptada, que assinala este ano o seu 20.º aniversário, a qual presta apoio a pessoas portadoras de deficiência.

Na tardinha da última sexta-feira, dia 26 de Outubro, perante os dirigentes da instituição, os autarcas do Município e da Junta de Freguesia, parceiros, benfeitores, colaboradores e utentes, foi realizada a bênção da carrinha, no parque de viaturas, pelo diácono da Diocese, Felisberto Figueiredo, que igualmente benzeu o novo salão remodelado, destinado aos utentes, com o corte do bolo de aniversário e champanhe, onde usaram da palavra vários oradores, tendo finalizado o presidente da edilidade tondelense.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

CARRINHA VEM COLMATAR NECESSIDADES DIÁRIAS

A bênção da nova sala com apoio de mecenas

Trata-se de um veículo adaptado, no valor de cerca de 40 mil euros, que “vem colmatar uma grande necessidade da cooperativa, que transporta diariamente um grande número de utentes, em longos percursos”.

O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, destacou o papel de todos quantos trabalham naquela instituição e que contribuem para que quem ali reside “seja feliz e tenha uma vida que vai ao encontro dos seus desejos e expectativas”.

O momento serviu ainda para aludir às dificuldades sentidas pelas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, devido à falta de actualização de acordos por parte da Segurança Social.

“Por muito que o Município de Tondela procure colaborar e estar presente nas dinâmicas destas instituições, não pode substituir-se ao papel do Estado”, referiu e concluiu José António de Jesus.

UMA MISSÃO E UMA ESTRATÉGIA PARA O FUTURO

Presidente da Câmara cumprimenta utentes

Por seu turno, a presidente da direcção da Vários, Nazaré Gouveia, dirigindo-se aos autarcas presentes, incluindo o presidente da Junta Tondela/Nandufe, Francisco Coutinho, Adereton e Escola Profissional de Tondela, sócios, utentes, colaboradores e colegas de direcção, a todos agradeceu, sem esquecer os empresários que apoiam a Vários, especialmente a Bodum, a Aviagro e a Signum.

A dirigente recordou, então, o grupo de homens e mulheres de Tondela e de Santa Comba Dão, liderado por Carlos Marta que, há 20 anos, deu corpo à ideia da fundação da Vários, conscientes das dificuldades que os pais e outros familiares tinham com a falta de apoios para pessoas portadoras de deficiência.

Referiu as parcerias que a Vários, então, encetou e manteve com a ADERETON e a ASSOL, formando-se, inicialmente, a ARGITON – Agência de Desenvolvimento, que não se revelaria suficiente para a procura e necessidades. Deste modo, no dia 21 de Setembro de 1999, foi fundada a VÁRIOS, com estatutos próprios, que se impôs como uma missão e uma estratégia para o futuro.

“Cá estamos firmes há já 20 anos, crescendo e construindo”, diz Nazaré Gouveia. “Hoje, é um dia feliz, fazemos anos e recebemos as ‘prendas’”, agradecendo, em nome dos utentes, a carrinha que o Município lhes colocou à disposição.

VÁRIOS COM PARQUE AUTOMÓVEL ENVELHECIDO

A carrinha e o parque da Vários, em Tondela

Referiu a dirigente que o parque automóvel da instituição estava envelhecido, com duas carrinhas que, por dia, fazem 300 kms, percorrendo o concelho desde a serra ao vale e periferia, como Santa Comba Dão e Carregal do Sal.

Além disso, a Vários tem dois centros de actividades ocupacionais com 60 pessoas apoiadas, 30 das quais são transportadas todos os dias. Tem um lar com 30 pessoas apoiadas e uma RA com cinco.

Através do Centro de Recursos, são apoiados cerca de 150 utentes e ainda é a entidade que gere o RSI (Rendimento Social de Inserção), apoiando 150 famílias.

A placa descerrada

Nazaré Gouveia agradeceu, depois, ao presidente da Junta de Tondela/Nandufe, o apoio logístico na cedência das carrinhas, sempre que é solicitado, deixando ainda agradecimentos à Bodum, Adereton, Sigum e Aviagro

Associaram-se ainda, no dia da entrega, algumas empresas locais “que têm contribuído para a melhoria das condições físicas da instituição”, como foi o caso da Bodum, que recebeu um agradecimento especial “pelo contributo que deu na remodelação da sala polivalente, que irá melhorar a qualidade de vida dos utentes da Vários”.

DIRIGENTES DA COOPERATIVA VÁRIOS

Presidente da Direcção – Maria da Nazaré Gouveia; Directora Executiva – Cecília Fragoso; Director Financeiro – Abílio Rodrigues dos Santos; Secretária– Isabel Sousa Mendes; Vogal – José Manuel Mendes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »