COVID-19: EMPRESA ALS VAI REALIZAR TESTES LABORATORIAIS PARA O HOSPITAL DE VISEU

A ALS Life Sciences vai, a partir de segunda-feira, realizar testes laboratoriais para detecção do novo coronavírus.

Este propósito, surge no âmbito de uma parceria com o Centro Hospitalar Tondela Viseu, anunciou hoje (27/3) um responsável da empresa.

“As análises serão realizadas no laboratório da ALS de Tondela, o qual é muito experiente e preparado para a realização de testes de detecção de vírus por biologia molecular”, explicou João Cotta.

Segundo o director-geral da ALS Life Sciences para a Europa do Sul, “as amostras serão colhidas nas instalações do Centro Hospitalar Tondela Viseu” e depois transportadas para Tondela.

“Não existia, até agora, nenhum laboratório na região de Viseu que realizasse estes testes. Esta colaboração permitirá dar autonomia à região, aumentar de forma importante a capacidade de realização de testes, assim como a rapidez dos seus resultados”, frisou.

  • UMA AJUDA IMPORTANTE DA EMPRESA
  • DE TONDELA

Na sua opinião, trata-se de “uma ajuda importante no controlo do contágio em Portugal e, em especial, na região de Viseu”. João Cotta referiu que, no âmbito desta parceria, “a ALS irá realizar sem custos estes testes”, até ao controlo da pandemia.

“Para o efeito, o laboratório da ALS de Tondela cederá as instalações, os equipamentos e a equipa qualificada”, explicou, acrescentando que “os ‘kits’ para a realização destes testes serão comprados e fornecidos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

O director-geral da ALS para a Europa do Sul, avançou ainda que, “no curto prazo, o laboratório da ALS de Tondela produzirá os seus próprios ‘kits’ de diagnóstico”, de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde e aprovados pelo Instituto Nacional de Saúde.

“Será possível reduzir a importação, assim como a pressão sobre o ‘stock’ do SNS”, acrescentou.