URGÊNCIAS DO HOSPITAL DE TONDELA NÃO ENCERRAM E ARQUIVO HISTÓRICO SERVIRÁ DE CENTRO DE TRIAGEM PARA O COVID-19

????????????????????????????????????

A Câmara de Tondela congratulou-se com a manutenção da urgência básica do Hospital Cândido Figueiredo, localizado na cidade, depois de, na quinta-feira ter sido comunicado o seu encerramento, devido ao surto de Covid-19.

“Esta manutenção é o resultado dos esforços, do empenho e das diligências, que temos mantido para evitar o encerramento da urgência básica do Hospital Cândido de Figueiredo. Seria uma perda na resposta de proximidade para as gentes do concelho de Tondela e restantes utentes do sul do distrito se tal acontecesse”, salientou o presidente da Câmara de Tondela, José António de Jesus, citado na nota de imprensa da autarquia enviada à agência Lusa.

Na quinta-feira (19/3), tinha sido comunicado à Câmara de Tondela que ia encerrar a urgência básica do Hospital Cândido Figueiredo, que integra o Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).

A opção da administração do CHTV de fechar a urgência básica tinha sido fundamentada “pela falta de profissionais e da respectiva qualificação para dar resposta a um volume crescente de procura desses serviços, o que poderia originar uma rápida propagação da pandemia, com eventuais consequências para a população e para as valências desse hospital”.

O serviço de urgência básica do Hospital Cândido de Figueiredo, para além de servir directamente a população do concelho de Tondela, é também o serviço de referência para grande parte do sul do distrito de Viseu.

  • COVID-19: TONDELA ACOLHE CENTRO DE TRIAGEM PARA PESSOAS COM SUSPEITA DE COVID 19

A cidade de Tondela vai acolher, em breve, um centro de triagem para pessoas com suspeita de COVID 19. Tal instalação irá funcionar em espaço do edifício do Arquivo Municipal, ao lado do Centro de Saúde, para garantir a separação de circuitos entre utentes.

“O Arquivo Municipal será munido de todo o equipamento necessário para acolher doentes que, depois de telefonarem para as suas unidades de USF ou centros de saúde, e sendo validadas as suspeitas de COVID 19, serão observados neste espaço. Se for o caso, aqui poderão ser realizadas as colheitas para os testes, com resultados em poucas horas”, informou o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, através de um comunicado de imprensa.

A instalação do centro de triagem decorrerá, ainda esta semana, em articulação com o ACES Dão Lafões e a ARS, de forma a que possa estar operacional com a maior brevidade possível.

“Nos últimos dias foi estudada a possibilidade de localizar em Tondela esta área dedicada à avaliação de doentes com suspeita de coronavírus, tendo sido escolhido o espaço do Arquivo Municipal. Esta escolha justifica-se com a proximidade ao Centro de Saúde de Tondela e ao próprio Hospital Cândido de Figueiredo, localizados a poucos metros”, esclareceu.