CÂMARA DE LAMEGO REABRE PARQUE BIOLÓGICO E CEMITÉRIOS DA CIDADE

O município de Lamego  começou hoje a reabrir alguns espaços e serviços municipais, como o parque biológico e os cemitérios da cidade, na sequência do plano gradual de desconfinamento devido à covid-19.

“O primeiro espaço a voltar a estar acessível ao público, com medidas restritivas, é o Parque Biológico da Serra das Meadas, que abrirá as suas portas no horário normal de verão, entre as 10:00 e as 19:00”, refere a autarquia, em comunicado.

Segundo a autarquia, “a retoma da prestação de serviços públicos também é alargada aos cemitérios da cidade de Lamego”, passando a ser permitidas “breves visitas”, entre as 10:00 e as 17:00.

“É aconselhado o uso de máscara de proteção e a higienização das mãos e é obrigatório o respeito das regras de afastamento social. A realização de funerais continua a estar condicionada à inexistência de aglomeração de pessoas, sendo fixado um limite máximo de 20 presenças”, acrescenta.

O levantamento gradual das medidas de confinamento abrange ainda o mercado municipal, que “funcionará de novo no horário normal, de segunda a sábado, entre as 07:30 e as 18:00, de acordo com as normas e recomendações sanitárias em vigor”.

A autarquia avisa que será “obrigatório o uso de máscara para acesso ou permanência no interior para segurança de vendedores e consumidores” e que “está prevista a realização de controlo de entrada à quinta-feira, dia de maior afluência, e, caso seja necessário, também ao sábado”.

Com a reabertura gradual destes espaços e serviços públicos, o município quer “incentivar a retoma económica e financeira do concelho, em condições que não prejudiquem a contenção do novo coronavírus”, justifica.