
Ao vencer em casa, na última 2.ª feira (17 de Julho) o Sporting de Braga, até aí candidato a um lugar no pódio, o Desportivo de Tondela deu um passo muito importante para a sua permanência na I Liga.
Contudo, falta-lhe ainda conseguir, pelo menos, um ponto em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense, na última ronda do campeonato.
O jogo com o Braga, não foi fácil, tanto mais que o árbitro do encontro, Artur Soares Dias, mostrou seis cartões amarelos e um vermelho a jogadores da casa e ainda expulsou o treinador espanhol Natxo González, por ter mostrado o seu degrado à expulsão do atleta auriverde.
O CD Tondela, que fez um campeonato muito perdulário no seu reduto, com apenas três vitórias e três empates (12 pontos) compensou, de algum modo, a conquista de pontos em casa dos adversários, nada menos de 21, que poderão não chegar se não for ao Minho buscar o ponto de que precisa.
A alegria foi grande em Tondela, quando o árbitro deu por fim a partida entre beirões e minhotos, adquirindo uma nova esperança de que, pela 5.ª vez, o clube fique na I Liga.
E será justo que fique, tanto mais que, entre as zonas do Porto e de Lisboa, mais nada existe em termos de Futebol de Primeira. Se, eventualmente, o Desportivo de Tondela não conseguir a manutenção, seria um interior “deserto” no espectro do futebol profissional, no campeonato maior de Portugal.
Neste contexto, a massa associativa auriverde, pede à equipa que deixe a “pele” no estádio do Moreirense, pois será o jogo do “tudo ou nada”…
Julgamos que ainda não será desta que os inimigos do CD Tondela e da própria cidade, se irão rir por insucesso do clube da Terra de Besteiros e da região das Beiras.
(NOTA: Falta concluir esta crónica)
RESULTADOS DA 33.ª JORNADA
- TONDELA – Braga 1-0
- Belenenses – Gil Vicente 1-0
- Rio Ave – Santa Clara 2-2
- Porto – Moreirense 6-1
- Famalicão – Boavista 2-2
- de Ferreira – Portimonense 2-1
- Guimarães – Marítimo 1-0
- Sporting – Setúbal (*)
- Aves – Benfica (*)
- (*) Jogos por concluir
ÚLTIMA JORNADA 34.ª
- Moreirense – TONDELA
- Marítimo – Famalicão
- Portimonense – Aves
- Setúbal – Belenenses
- Gil Vicente – P. Ferreira
- Benfica – Sporting
- Boavista – Rio Ave
- Braga – Porto
- Santa Clara – Guimarães