
Na sua deslocação ao Porto neste sábado (5/12), o Desportivo de Tondela tudo fez para trazer, pelo menos, um ponto, estando bem perto de o conseguir no último minuto.
Se não fora o sistema defensivo a permitir os quatro golos da vitória dos dragões, o Tondela voltaria a fazer história no “Dragão”, pois já ali tinha vencido o Porto por 1-0 no início do seu percurso na Liga maior do futebol profissional português.
Contudo, já aos quatro minutos, o Tondela sofria o primeiro golo, mas deu a volta ao resultado aos 33 minutos, estando a vencer por 2-1, embora por pouco tempo, pois acaba por sofrer o 2.º do Porto, indo as equipas empatadas a 2-2 para o intervalo.
Noite de loucos, no “Dragão”, com o Porto a colocar-se de novo em vantagem, logo aos quatro minutos do recomeço e marcar o seu último e 4.º golo, aos 56.
Mas os beirões da Terra de Besteiros, nunca deixaram de dar luta, jogando olhos nos olhos dos portistas, não se remetendo à defesa ou fixando o “autocarro” como muitas outras equipas fazem quando jogam naquele estádio.
O CD Tondela, que, certamente, já não lutaria para a vitória, com o próprio clube da casa a tomar as devidas cautelas defensivas, pelo menos queria a repartição de pontos. E foi aos 74 minutos que conseguiu o seu terceiro golo, que levou algum desassossego aos portistas.
Não fora uma bola no poste, chutada por um dianteiro auriverde, esse empate poderia ter, muito bem, acontecido e seria o 4-4.
A equipa do Tondela acabou por marcar três golos ao Porto, mas, mesmo assim, não conseguiu vencer o jogo nem forçar à repartição de pontos.
ALERTA:
Com mais este desaire, o Tondela desceu para o fundo da tabela classificativa, estando a, apenas, UM PONTO da linha de despromoção, tanto mais que o Farense, deixou o lugar de “lanterna vermelha”, ao vencer ontem, em casa, o Marítimo, por 2-1. A derrota, em casa, frente ao Guimarães, depois de mandar no jogo durante toda a primeira parte, deixou “desgraça” na equipa auriverde, fruto da permissividade da sua linha defensiva, das mais batidas do campeonato. A linha atacante não é isenta de culpas, pois se, com o Porto, marcou três golos, nos outros jogos é minimamente realizadora. ALERTA, pois…
- JOGO: Estádio do Dragão (Porto)
- ÁRBITRO
- AO INTERVALO: 2-2
- MARCADORES: 1-0 Z. Sanusi (4’); 1-1 Mário González (21’); 2-1 Rafael Barbosa (33’); 2-2 Marega (36’); 3-2 Marega (49’); 4-2 Taremi (56’); 4-3 Mário González (74’)
- DISCIPLINA: Cartões amarelos para M. Uribe (40’), Pedro Augusto (62’), Evanilson (79’), João Mendes (79’); Jaume Grau (83’); E. Martinez (90+1). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para M. Uribe (90+3)
PORTO, 4 (4x3x3)
- Marchesin; Z. Sanusi, M. Sarr, Mbemba e W. Manafá; Sérgio Oliveira, M. Uribe e Octávio; L. Diaz, Taremi e Marega
- SUPLENTES UTILIZADOS: Fábio Vieira (66’), Nakajima (66’), Evanilson (67’), J. Corona (83’) e M. Grujkic (84’)
- TREINADOR: Sérgio Conceição
TONDELA (5x3x2)
- Niasse; Tiago, Medioub, Yohan Tavares , E. Martinez e Filipe; João Pedro, Pedro Augusto e Jaume Grau; Mário González e Rafael Barbosa
- SUPLENTES UTILIZADOS: Bebeto (72’), João Mendes (73’), N. Khacef (85’) e
- Anne (86’)
- TREINADOR: Pako Aestarán
RESULTADOS DA 9.ª JORNADA
- Famalicão – Sporting 2-2
- Nacional – Santa Clara 1-3
- Belenenses – Braga 2-1
- Guimarães – Portimonense 1-0
- Moreirense – Gil Vicente 1-1
- Porto – TONDELA 4-3
- Rio Ave – Boavista 0-0
- Benfica – P. Ferreira 2-1
- Farense – Marítimo 2-1
PRÓXIMA JORNADA 10ª
- Gil vicente – Benfica
- Ferreira – Boavista
- Braga – Rio Ave
- Santa Clara – Guimarães
- Marítimo – Belenenses
- Porto – Nacional
- Portimonense – Famalicão
- Sporting – Farense
- TONDELA – Moreirense