Completou 83 anos o projecto de uma rádio no Caramulo e concelho de Tondela, iniciado através de uma “brincadeira” de Joaquim António Seabra. Foi em 13 de Maio de 1939, dia e ano a partir do qual, os doentes pulmonares em tratamento pelos ares da serra, tinham uma “companhia” que lhes dava música e alegrava os seus dias na montanha.
O projecto passou por várias vicissitudes, como tudo na vida e a Rádio Polo Norte, assim conhecida, fez uma autêntica “travessia no deserto”, com a empresa a mudar de mãos e de nome. Foi Emissora das Beiras e Rádio Clube do Centro e soçobrou, mas reergueu-se em 1989, através da constituição da nova empresa “Ao TOM DELA (Rádio), L.da”, composta por vários accionistas, da serra e de Tondela, entre eles, locutores, empresários e um jornalista.
Adoptou o nome de “Rádio TOM DELA” por alguns anos, para voltar à antiga designação “Emissora das Beiras”, sendo a família Lopes da Rosa a detentora da totalidade do capital da empresa.
É claro que Joaquim Luís Lopes da Rosa tem sido o grande baluarte da existência desta autêntica Rádio Regional, embora de índole local, pois pode ser ouvida em todo o mundo, graças às novas tecnologias.
Segundo uma notícia incerta em 13 de Maio, no site da Rádio, onde estão as notícias escritas, pela pena da jornalista Marta Catarina Rosa, referindo-se a Lopes da Rosa, “não foi fácil, tempos difíceis se passaram, mas com a sua força, o seu empenho, a sua grande dedicação, conseguiu manter viva até hoje esta Rádio – Emissora das Beiras – que hoje faz 83 anos.
A Emissora das Beiras é hoje uma rádio ouvida em todo o mundo e que nós sabemos ser o seu grande orgulho, e afinal é também o orgulho de todos aqueles que com ele têm trabalhado ao longo dos anos.
A Emissora das Beiras é também hoje o orgulho dos Tondelenses e de todos os beirões, pois ouvem falar na sua terra nos quatro cantos do mundo.
Lopes da Rosa …. um chefe exemplar, mas também um bom colega e bom amigo”.
OS CHEFES TAMBÉM FAZEM ANOS
Foi o que aconteceu no dia 5 de Maio, altura em que Lopes da Rosa completou mais uma ano de vida e já são 27 (ao contrário). O tempo passa para todos. É uma questão de tempo. Outros já fizeram “18”)…
Deste modo, o chefe organizou uma festa em família, dois dias depois, num dos muitos restaurantes serranos, onde sempre o ar é mais puro, tendo à sua volta, a dedicada esposa, a locutora Maria Helena, a filha Marta Catarina (o filho Joaquim Luís está na Holanda), os netos Maria e Afonso, o irmão Nataniel, os cunhados e um sobrinho dos lados da Serra da Estrela.
E, claro, os amigos, que também quis juntar na sua festa e que, mais uma vez, puderam constatar a união e o companheirismo que reina na família, que é, sem dúvida, uma família feliz. Felicidade que desejamos se prolongue por toda a vida.
Aqui fica, pois, o abraço do amigo de sempre…
ZÉ BEIRÃO