TONDELA: ANTIGOS COMBATENTES DO ULTRAMAR VOLTARAM A FAZER A FESTA DE NATAL

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 3 minutos
Coronel Sanches e Capitão Ferraz

COMBATENTES DO ULTRAMAR NÃO ESQUECEM OS QUE NÃO REGRESSARAM

Depois de dois anos em que nada foi feito, devido à pandemia da Covid-19, a Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar voltou às realizações sociais voltadas para os seus associados e famílias, realizando o seu almoço de Natal.

Aspecto do almoço de Natal 2022

Foi no dia 17 de Dezembro, no Restaurante “Maçaroco”, que o evento aconteceu, tendo reunido 70 convivas e suas famílias, num repasto onde o bacalhau não faltou, para além de outros acepipes, regado com um óptimo Dão e outras bebidas e, claro, as deliciosas sobremesas, o bolo-rei e a “champanhe”.

Tudo isto, num ambiente de festa, de convívio e muita amizade, onde foram lembrados os sacrifícios, as lutas e o sofrimento daqueles que, sob o fogo do inimigo, poderiam ter perecido nesses capinzais infernais, onde a vida esteve presa por um fio, não deixando de lembrar os 49 militares, os “besteiros”, do concelho de Tondela, que deram a sua vida pela Pátria e hoje recordados no monumento em sua memória, erguido na rotunda interna do nó central do IP3, na cidade, ali representados por outras tantas “bestas”, a arma medieval, que simboliza os militares desta nossa região.

ANCU Natal 2022 4

Para além de António Ferraz, antigo capitão miliciano e presidente da Direcção da ANCU, tomaram parte no repasto, o coronel Adriano Rodrigues Sanches, que foi também presidente da Assembleia-geral, outros elementos da Direcção, o vereador Francisco Duarte, em representação da Câmara Municipal de Tondela e Agnelo Laranjeira, chefe de gabinete da presidência.

No fim de todos bem comidos e melhor bebidos e já depois das sobremesas, o Dr. António Ferraz, teceu algumas considerações de circunstância, tendo agradecido a presença dos representantes do Município que, como salientou, tem apoiado todas as boas iniciativas da ANCU, como aquelas que se prendem com a requalificação do velho edifício histórico da sede e suas envolvências, deixando uma palavra amiga ao coronel Sanches que, como se sabe, andou por todos os teatros de guerra,

nomeadamente na Índia, na Guiné e em Angola e Moçambique, onde foi comandante de companhia

Falou, também, dos Natais em África, que eram alturas muito sensíveis e de muitas e saudosas recordações, longe de tudo e de todos, acabando com o famoso “grito de guerra” dos comandos “Mama suma”.

Já o coronel Sanches, agradeceu ao presidente da Direcção da ANCU, o convite para estar presente, embora adoentado, não esquecendo também o Município, nas pessoas dos seus representantes, acabando por desejar a todos um “Natal muito Feliz”. Francisco Duarte, agradeceu, em nome da Câmara, o convite para estar presente, desejando um bom Natal a todos.  

E assim terminou mais uma festa de Natal dos antigos combatentes do Ultramar e hoje, velhos e, muitos, doentes, só desejam o reconhecimento de Quem de Direito, para que tenham um final de vida mais digno.

ZÉ BEIRÃO