CARRO DESGOVERNADO EMBATEU NO MONUMENTO AOS COMBATENTES DO ULTRAMAR EM TONDELA

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 2 minutos
Embateu no monumento em Tondela

ÚLTIMA HORA

Danos materiais, foi o resultado de um despiste de uma viatura, ocorrido cerca das 14 horas de hoje, dia 9 de Dezembro) na rotunda dos Combatentes do Ultramar, na cidade de Tondela.

Fotos: Beirão Online

Segundo a condutora, que transitava na Estrada Nacional 230, sentido Caramulo-Tondela, teria ficado sem travões e o despiste aconteceu, antes da rotunda, não conseguindo evitar o embate neste monumento emblemático no nó central do IP3, na cidade.

Segundo a condutora, com o carro desgovernado e para evitar danos maiores, deixou que galgasse o lancil da rotunda e fosse de encontro ao monumento que, no seu conjunto, mostra uma cartografia do tempo das descobertas, século XVI e um anel de 49 bestas em bronze, que representam os militares do concelho de Tondela mortos em combate na Guerra Ultramarina (1961/74).

Fotos: Beirão Online

A condutora não sofreu quaisquer ferimentos, mas o automóvel sofreu danos avultados na parte da frente, para além de que, várias bestas, foram arrancadas do seu pedestal e outras dobradas.

A GNR de Tondela esteve no local a tomar conta da ocorrência.

Deve dizer-se que o monumento foi erguido pelos ex-combatentes da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, que para ele contribuíram, com a ajuda do Município de Tondela.

A besta simboliza cada um dos combatentes (besteiros) do concelho de Tondela, caídos ao serviço da Pátria, em terras africanas.

Espera-se que, rapidamente, os estragos sejam reparados.