MUSEU TERRAS DE BESTEIROS COM ACRÉSCIMO DE 33% NO NÚMERO DE VISITANTES

tempo de leitura: 2 minutos

Mais de oito mil visitantes no Museu da cidade

O Museu Municipal Terras de Besteiros (MMTB) recebeu pela primeira vez em 2023 mais de oito mil visitantes. Pelo espaço museológico, localizado no Solar de Santa Ana, no centro da cidade de Tondela, passaram 8.137 pessoas.

Em comparação com o ano anterior registou-se um crescimento de 33% no número de entradas. A subida é ainda maior em relação a 2019, o ano anterior à pandemia e em que o município tem dados mais consolidados, verificando-se, na comparação, um aumento de 71%.

Em média, em 2023, passaram pela instituição museológica 22 pessoas por dia e 678 por mês. Setembro, com 2008 visitantes, foi o mês mais concorrido. A maioria dos visitantes era do sexo feminino (53%) e da faixa etária dos 36 aos 55 anos (46%).

Noventa e nove por cento das pessoas que entraram no museu tinham nacionalidade portuguesa, ainda assim visitaram o espaço 733 pessoas oriundas de 29 países estrangeiros. Entre os visitantes de outras nacionalidades os espanhóis estiveram em maior número (331).

O principal motivo que levou os mais de 8 mil visitantes ao MMTB foi as visitas livres (2.274 entradas), seguido das visitas guiadas (1.441). Registou-se ainda um elevado número de pessoas que passaram pela instituição para participar em diversas actividades ou para carimbar o passaporte da Estrada Nacional (EN) 2.

Em 2023, o museu de Tondela promoveu sete exposições temporárias: “Entre o Sagrado e o Profano”, “Exemplaris Pedro de Figueiredo”, “Soenga António Quadros Artes de um Andarilho”, “Produtos Tradicionais Certificados”, “Festa das Cruzes do Guardão”, “Ana de Gonta Colaço” e “Os Presépios do Pe. Manuel Rocha”.

A mostra de pintura “Entre o Sagrado e o Profano”, da autoria de Cláudia Costa, foi a que mais despertou a atenção do público, registando-se um elevado número de visitas por parte das escolas locais a esta exposição.