MUSEU TERRAS DE BESTEIROS PODERÁ CRESCER

tempo de leitura: 2 minutos

Município compra edifício histórico no centro da cidade

A Câmara Municipal de Tondela adquiriu recentemente um edifício histórico no centro da cidade. O imóvel, contíguo ao Museu Municipal Terras de Besteiros, instalado no Solar de Sant´Ana, foi comprado a privados por 220 mil euros.

O edifício, localizado em frente à Igreja Matriz, está situado na Zona Especial de Protecção (ZEP) do Solar de Sant’Ana, que foi classificado como monumento de interesse público em Julho de 2022.

Esta fixação da ZEP visou evitar o surgimento de intervenções com impacto descontextualizador, salvaguardando a manutenção das características fundamentais do edifício e as perspectivas da sua contemplação e fruição, estando por esta via garantida a salvaguarda deste património.

A aquisição do imóvel é fundamental para uma futura ampliação do Museu Terras de Besteiros, podendo ainda ser instalados no local alguns serviços municipais.

O processo negocial, que demorou alguns meses, culminou com o exercício do direito de preferência por parte do município.

NOTA DO DIRECTOR – Há uns meses, quando vimos afixados anúncios de venda do imóvel, cuja aquisição já teria falhado quando foi criado o Museu Municipal de Tondela, logo alertámos a Câmara Municipal para a sua compra, o que veio a acontecer.

Deste modo, congratulo-me com a referida aquisição, ao mesmo tempo que não deixo de felicitar o Município pelo desiderato, esperando que, finalmente, o Museu possa crescer no seu discurso expositivo, sobre a história do nosso concelho.

Além de que poderão haver novos espaços para instalação de outros serviços do Município, que terão a ver com o turismo e a divulgação do concelho e uma possível Loja do Cidadão, bem visível e central.