OS MAIS AFAMADOS “BRANCOS” DE TONDELA

tempo de leitura: 3 minutos

Tondela deu a provar os melhores vinhos brancos da região e do país

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, faz um “balanço extremamente positivo” da nona edição do Tondela Brancos Dão, evento vínico que ocorreu nos últimos três dias (5,6 e 7 de julho) na cidade.

O certame, que teve lugar no Parque Urbano de Tondela, contou este ano com a participação de 30 produtores de vinho, um número recorde.

“O balanço que fazemos é extremamente positivo porque de ano após ano temos conseguido incrementar este evento e sempre de uma forma muito positiva. De ano para ano temos mais expositores, em 2024 tivemos um acréscimo de dez relativamente ao ano passado. Os produtores aderem cada vez mais”, afirmou a autarca no encerramento da iniciativa.

“O principal objectivo, como é lógico, é promover os vinhos brancos do concelho e Dão, mas o evento pretende promover acima de tudo os vinhos brancos. Este ano contámos com produtores novos, como de Trás-os-Montes. A vinda destes vitivinicultores de fora do Dão é o reconhecimento da importância deste certame e a prova que ele tem uma grande potencialidade de crescimento”, acrescentou.

Da região demarcada do Dão estiveram representados 15 produtores, sete dos quais oriundos do concelho de Tondela. Os 30 vitivinicultores deram a provar os seus melhores brancos, verdes e espumantes brancos, alguns deles em estreia.  O público aderiu em massa.

“Conseguimos vender mais copos do que o ano passado, o que significa que as pessoas que querem provar e degustar aderem de uma forma clara ao evento. Este é também um sinal de crescimento”, salientou Carla Antunes Borges.

Além das provas de vinho nos diversos expositores, o cartaz do Tondela Brancos Dão englobou provas comentadas de vinhos, mas também em estreia de espumantes e azeites do Dão, harmonização, três showcookings, restaurantes, um espaço de street food, animação, um passeio de BTT, que voltou a juntar uma centena de participantes, e música com nomes como Matay, o duo brasileiro Bemquerê ou a Filarmónica Tondelense.

“Nas provas, harmonização e showcookings tivemos sempre uma participação esgotada e muito activa de todos aqueles que nos visitaram. E é claro que tivemos este ano um cartaz magnífico, com nomes conhecidos por todos, como o chef Óscar Geadas (Estrela Michelin) ou o jornalista Paulo Salvador”, adiantou.

A área de restauração, que deu a provar o melhor da cozinha local, este ano teve mais espaço, tendo duplicado a capacidade de recepção aos visitantes.

Carla Antunes Borges não só fez um balanço muito positivo da iniciativa como garantiu que este “é um evento economicamente sustentável” e que “vai crescer ainda mais”

O Tondela Brancos é um certame dedicado à promoção e divulgação dos vinhos brancos de Tondela, um produto de excelência da região do Dão, com um paladar único, fruto do “terroir” único e específico das Terras de Besteiros, Terras de Tondela.