A História do concelho de Tondela dada a conhecer no novo livro de Zé Beirão
Com o apoio do Município de Tondela, vai ser apresentado no próximo dia 30 de novembro (sábado) o novo livro do jornalista ZÉ BEIRÃO, também conhecido por Joaquim Duarte Pereira, que já leva 62 anos a escrever, já desde os tempos em que cumpriu serviço militar (obrigatório) no norte de Moçambique.
A obra “BESTEIROS – A ODISSEIA DE UM POVO”, tem apresentação marcada para as 16h30, no auditório do Museu Terras de Besteiros, em Tondela, sessão para a qual estão todos convidados.
Neste novo livro, o jornalista relata a história do concelho de Tondela ao longo dos séculos e das suas gentes, na sua odisseia pelo engrandecimento do concelho de Tondela. A obra constitui, por isso, um documento único que perpetua a memória do povo da Terra de Besteiros, a região de todos nós, já conhecida desde o tempo dos túrdulos e, com mais notoriedade, desde o século X.
“BESTEIROS – A ODISSEIA DE UM POVO” – a história e a lenda, a terra e as gentes”, é o quarto livro da autoria de Zé Beirão, contendo cerca de 600 páginas, 28 capítulos e seis partes, 374 fotografias, mapas e desenhos de sua autoria e 115 notas de rodapé.
A obra vai ser apresentada pelo professor Jorge Humberto Gomes, que junta a faceta de historiador e investigador e conta com o prefácio do decano dos jornalistas portugueses vivos, Dr. João Barroso da Fonte, que foi professor do ensino universitário, jornalista e escritor e ainda fundador da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, com sede em Guimarães e actualmente sediada em Tondela.
A obra é também um autêntico roteiro arqueológico do concelho de Tondela, o que levou o autor a deambular por todo o território, desde o Vale à Serra do Caramulo, tirando notas, falando com as pessoas, recolhendo fotografias, subindo e descendo encostas e veredas, calcorreando os trilhos dos nossos antepassados. Ao esforço mental, na recolha de tantas e tão importantes informações sobre a história da região, o autor juntou o esforço próprio de quem palmilhou quilómetros na procura daquilo de que todos nos devemos orgulhar, porque são coisas das nossas terras e das nossas gentes, muitas das quais ainda desconhecidas.
O autor assinou também os livros “A arte do tempo” (2009), “Caramulo – a magia da serra e das gentes” (2016) e “Alvorecer da imprensa de Tondela” (2018). Estas obras estão disponíveis para compra no Museu Terras de Besteiros e Posto de Turismo de Tondela, devendo também ser adquiridas na Biblioteca Municipal, Posto de Turismo do Caramulo e livrarias do concelho.