
Inauguradas obras avaliadas em mais de
5 milhões de euros
A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, inauguraram na tarde de terça-feira (24 de junho) obras no concelho de Tondela que representaram um investimento superior a 5,3 milhões de euros.
A primeira inauguração aconteceu na ampliação da Zona Industrial da Adiça, em Tondela, que custou 2,8 milhões de euros, com o apoio de fundos comunitários. A nova área de ampliação do parque empresarial tem um total de 42 mil metros quadrados.
As obras incluíram a colocação de novos pavimentos e passeios, a ampliação das infraestruturas da zona noroeste do parque industrial e a requalificação da antiga Estrada Nacional 2, entre o nó do IP3 e a rotunda sul. Foram ainda construídos um novo arruamento e um parque de estacionamento, com mais de 200 lugares.
A Zona Industrial da Adiça entrou em funcionamento no início dos anos 90 do século XX. Estava totalmente ocupada até à realização desta operação de expansão. No parque estão radicadas cerca de quatro dezenas de empresas, que empregam mais de um milhar de pessoas.
Apresentação Projeto 3G – Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros
Depois da Adiça, a comitiva seguiu para Campo de Besteiros onde, pelas 17h30, assistiu à apresentação do “Projeto 3G – Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros” que, até agora, está localizada na Ladeira, freguesia de Castelões.
A instituição social tem em curso um investimento de 2,2 milhões de euros para a instalação de todas as suas respostas sociais na antiga Escola Agrícola Alzira de Sousa Duarte, descactivada.
O edifício do ex-estabelecimento de ensino, comprado pela Santa Casa à Opus Dei, sofrerá uma profunda remodelação para receber o lar de idosos (40 camas), o jardim de infância (25 vagas), a creche (42 vagas) e o serviço de apoio domiciliário (40 utentes) da IPSS. Já a Casa de Acolhimento Residencial Convívio Jovem será instalada num imóvel a construir de raiz.
A ideia é centralizar no mesmo espaço todas as valências da instituição e as diferentes gerações, num conceito organizacional diferenciador ao qual foi dado o nome “Projeto 3G – Santa Casa da Misericórdia Vale de Besteiros”.
A mudança da creche e do serviço de apoio domiciliário já recebeu um apoio do Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 328 mil euros. A Santa Casa da Misericórdia de Campo de Besteiros está agora a tentar obter financiamento para as obras nas restantes valências.
Obras de água e saneamento no Caramulo
Depois do vale, a caravana seguiu para a Vila do Caramulo onde, pelas 19h00 foi agendada a inauguração das obras dos novos sistemas de água e saneamento básico da vila. Os projectos representaram um investimento de mais de 2,4 milhões de euros, apoiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).
Além de remodeladas, as redes de esgotos e água, que foram construídas aquando da criação da Estância Sanatorial do Caramulo, na década de 20 do século passado, foram também ampliadas, acompanhando a própria expansão da vila.
O Caramulo tem actualmente cerca de 900 moradores.
Na sessão de inauguração, que ocorreu nas imediações do Pavilhão Municipal, usaram da palavra o presidente da Junta de freguesia, Ricardo Loureiro, a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Borges e o ministro da Presidência, António Leitão Amaro que, ao lembrar a sua juventude no Caramulo, não evitou a emoção que, naquele momento, o invadia.