ESTAÇÃO RUPESTRE DE MOLELINHOS MAIS UMA VEZ VANDALIZADA

tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara Municipal de Tondela participou às autoridades os actos de vandalismo de que foram alvos, recentemente, dois pólos museológicos do concelho.

O Centro Interpretativo, da Estação de Arte Rupestre de Molelinhos (Imóvel de Interesse Público), sito no lugar da Carvalheira, na localidade de Molelinhos, sofreu actos de vandalismo, causando danos irreparáveis no painel principal, cujo repertório figurativo se situa entre a Idade do Bronze Final e o Início da II Idade do Ferro.

“Algumas das secções, das plataformas metálicas e painéis informativos, foram também objecto de pinturas e inscrições.

A Arquinha da Moura pode ser visitada

Foi, igualmente, alvo de atrocidades a Anta da Arquinha da Moura (Imóvel de Interesse Público), sito no lugar da Pedra Merendeira, em Lajeosa do Dão, que causaram danos na estrutura de ferro (portão) que protege a entrada, para a câmara funerária, deste monumento megalítico.

São comportamentos incompreensíveis que o Município de Tondela condena de forma veemente, tendo feito a participação às autoridades policiais, na tentativa de serem identificados os autores destes actos inqualificáveis.

O Município apela à sensibilidade e à atenção da população para que identifique e comunique movimentações suspeitas, impedindo este tipo de atentados, lembrando que o património é de todos e cabe a todos a sua preservação, salvaguardando, assim, a história e a memória de um povo, que outrora ocupou o nosso território”.

  • MAIS SEGURANÇA E EFICAZ POLICIAMENTO

Recorde-se que a estação de arte rupestre de Molelinhos, já tinha sido vandalizada anteriormente, como é do conhecimento geral, através de brincadeiras de crianças, cujos pais, inadvertidamente, o permitiram.

É lamentável que uma certa canalha, a altas horas da noite ou, talvez não, desocupada, ébria, tresloucada, se divirta desta maneira irresponsável, destruindo um património de que nos devemos orgulhar, pois ele sinaliza a fixação do homem primitivo nestas paragens do concelho de Tondela, há muitos milhares de anos.

A Arquinha da Moura, tem 6.000 anos e as figurações rupestres das Lajes de Molelinhos, 3.000 anos.

Requere-se melhor segurança do monumento, incluindo câmaras de vídeo dissimuladas e competente policiamento. A destruição de um património deste jaez, é um autêntico roubo à Humanidade.