VIII GRANDE CAPÍTULO DA CONFRARIA DOS CAROLOS é na cidade de Tondela

A realização do VIII Grande Capítulo da Confraria dos Carolos e Papas de Milho, de Canas de Santa Maria, irá ultrapassar todas as expectativas, não só pela envolvência ambiental, como também pela gastronomia da região, com os melhores sabores de Tondela e do Dão.

O evento, que se leva e feito neste sábado, dia 6 de Outubro, tem lugar em diversos locais da cidade, tem como belo pano de fundo, o Parque Urbano da Quinta da Mata, a Igreja do Carmo (séc. XVI), a Escola Profissional de Tondela, a escadaria da Igreja Matriz (séc. XIX) e a Quinta do Vale Minhoto.

Do programa, consta, pelas 09:30, recepção das confrarias e convidados no Parque Urbano, seguindo-se, pelas 11:00o desfile até à linda Igreja do Carmo, onde serão benzidas as insígnias e, logo após, a chegada à Escola Profissional de Tondela, pelas 11:45, onde haverá um momento cultural e cerimónia solene do VIII Grande Capítulo e assinatura de um protocolo entre a confraria e a EPT.

Segue-se a entronização dos novos confrades efectivos e de honra e a intervenção de vários oradores ligados à confraria e ao movimento confrádico português, que é muito activo e enriquecedor.

A foto de família tem lugar na escadaria monumental da Igreja Matriz da cidade, a partir da qual, a caravana se encaminhará para o complexo turístico da Quinta do Vale Minhoto.

UMA EMENTA DE LUXO

Durante a recepção, no Parque da Mata, serão degustados variados petiscos, como Papas Laberças, Petingas de escabeche, Enchidos Regionais, Moelas, Bola de Carne em vinha d’alhos, Ovos Mexidos com presunto e Queijo da Serra.

Durante o almoço, serão servidos pratos de peixe, como Carolos de Bacalhau, Bacalhau c/ broa e molho de carolos e, os pratos de carne, têm como referência, os Carolos de Vinha d’alhos, a Vitela assada em púcaro de barro negro, o Cozido Beirão e as sobremesas variadas, tudo regado com os melhores néctares do Dão. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »