POTENCIALIDADES DO CARAMULO EM DEBATE

As potencialidades do Caramulo estiveram, no dia 7 de Março, em debate no Hotel do Caramulo, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus.

Na sessão de abertura do seminário “Potencialidades e desafios da Serra do Caramulo: do contexto à sala de aula”, o chefe do executivo tondelense aludiu ao centenário da Estância Sanatorial, que se assinala este ano, e recordou o que levou a que no Caramulo tenha sido criada um dos maiores centros de desenvolvimento.
“Tal importância levou a que a região de turismo do Caramulo tenha sido, à época, a segunda a ser criada no país”, acrescentou.
De acordo com José António de Jesus, o Município de Tondela está a apostar no reposicionamento do Caramulo nesse patamar.
“Por isso, temos em curso o grande investimento na requalificação das redes de água e saneamento e em substituir redes com mais de 60 anos. Esta obra é de valor superior a 2 milhões de euros”, referiu.
Em paralelo, o Município de Tondela pretende também que ocorra a reabilitação de sanatórios degradados, contribuindo para a melhoria da imagem urbana.
Nesta ocasião aproveitou também para sublinhar a importância do CEISCaramulo, pelo contributo que vem dando na investigação e valorização dos recursos locais associados ao património, biodiversidade e identidade do Caramulo.
Este seminário resultou da parceria entre o CEISCaramulo, o agrupamento de escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (Clube Ciência Viva na Escola), o Centro de Formação Planalto Beirão (CFAE-PB) e Câmara Municipal de Tondela.
Do programa constou a apresentação do “Guia da Flora Vascular do Caramulo” da autoria de Pedro Ribeiro. Trata-se de um trabalho coordenado pelo CEISCaramulo e que contou com o patrocínio/parceria da ADICES.